Falta de água
Desde sexta-feira (24/10), a Sabesp contabiliza a segunda cota do volume morto do reservatório da Cantareira.
O volume extra dá ao reservatório 10,7 pontos percentuais a mais de água disponível para captação. Essa segunda reserva adicionará 106 bilhões de litros ao sistema que abastece parte da Grande São Paulo.
A Sabesp informa que, apesar de já contabilizar a porção de água, a reserva ainda não está sendo captada. Oficialmente, não há previsão para utilização desta segunda cota. Isso só deve ocorrer apenas na hipótese de fim da primeira reserva do volume morto, que tem apenas 2,3% de seu volume e tem a previsão para acabar em 10 de novembro, de acordo com os técnicos da empresa.
Governo federal apresenta Plano Nacional de Segurança Hídrica
O governo federal anunciou em meados de agosto o Plano Nacional de Segurança Hídrica, que vai fazer um diagnóstico das necessidades prioritárias do Brasil nessa área.
O diagnóstico deve ser concluído em dois anos, mas está prevista a divulgação de resultados parciais durante o processo, que permitam já uma atuação prática com obras (reservatórios e adutoras, por exemplo) e estratégias de gestão.
A ANA- Agencia Nacional das Águas defendeu que haja mecanismos de redundância (uma espécie de plano B,caso um sistema falhe, há outro para impedir a falta de água).
“Se tomássemos hoje medidas de redundância, como outras cidades em torno do mundo já tomaram, com certeza os problemas que estão vivenciados atualmente em São Paulo estariam em patamar totalmente diferente e poderíamos oferecer mais segurança àquela população, não só para atravessar 2014, mas também para atravessar os anos seguintes, porque não sabemos também como será 2015 e 2016”, afirmou Vicente Andreu, presidente da ANA
O projeto do plano vem sendo concebido há dois anos, em parceria entre ANA, Ministério da Integração Nacional e o Banco Mundial, e o plano começará a ser desenvolvido efetivamente agora.
Leia mais
27/10/2014
Empresas de SP investem em outros Estados
24/10/2014
PT vai à Justiça contra Alckmin por omitir gravidade da crise da água
24/10/2014
23/10/2014