A Bancada do PT na Assembléia Legislativa, mais uma vez, participará das manifestações do Dia do Trabalhador no Ato de 1º de Maio, organizado pela Central Única dos Trabalhadores CUT.Este ano, a tradicional atividade tem como tema o Desenvolvimento Econômico com distribuição de renda, valorização do trabalho e defesa do meio ambiente e acontecerá na Avenida São João com Avenida Ipiranga, no Centro da capital de São Paulo.
Segundo os diretores da Central, o anúncio do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, estimulou a escolha do eixo temático. Em relação às questões ambientais, o presidente da CUT-SP, Edilson de Paula, disse que não existe desenvolvimento econômico sem respeito ao meio ambiente, como sempre defendeu a CUT.
As lutas da classe trabalhadora é bandeira primeira do PT e compromisso de seus parlamentares, afirmou o líder da Bancada, deputado Simão Pedro. Nesse sentido, o ato contará com a presença já confirmada dos deputados estaduais e federais, assim como dirigentes partidários e lideranças de movimentos sociais.
Este ano, indicadores positivos dão mais ânimo para a comemoração dos trabalhadores, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Ipea – mostra que houve uma significativa redução da desigualdade de renda no Brasil entre os anos de 2001 e 2005.
Na análise feita pelo instituto houve um incremento anual de 0,9% da renda per capita nacional, no qual o crescimento dos 10% mais pobres foi de 8% ao ano. Enquanto que a renda dos 10% mais ricos caiu 0,3%. Além disso, os números mostram que houve redução de 4,5 pontos percentuais da população de pobres e de 4,2 dos extremamente pobres.
Para o Ipea, entre os fatores responsáveis pela queda na desigualdade de renda brasileira no período estudado estão as mudanças na distribuição de renda no trabalho que explicam 46% dessa redução; e a evolução da renda não proveniente do trabalho com contribuição de 42% para se atingir esses resultados. Este último fator consiste, por exemplo, nas transferências governamentais, como o Bolsa-Família, o pagamento de benefícios do INSS e os repasses do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
BANCADA E SINDICATO DOS METROVIÁRIOS COLETAM ASSINATURAS PARA CPI DO METRÔ
Na oportunidade das manifestações do Ato de 1º de Maio, os deputados petistas ao lado da direção do Sindicato dos Metroviários estarão coletando assinaturas pela instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito CPI – do Metrô na Assembléia Legislativa. A CPI objetiva investigar as causas do desabamento das obras que matou sete pessoas, no mês de janeiro, na construção da Linha Amarela.
O governador José Serra, até o momento, não apresentou nenhuma explicação aos usuários e omitido informações ao Legislativo paulista sobre o desabamento das obras. Os deputados estaduais do PT apresentaram pedido de CPI sobre as obras do Metrô, em junho em 2005, já naquela época o objetivo, era investigar o modelo de contratação para execução das obras.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL DO 1º DE MAIO DA CUT:
Zeca Pagodinho
Bruno & Marroni
Chico César
Lecy Brandão
Zé Geraldo
Exaltasamba
César Menotti & Fabiano
Edu Ribeiro
Jeito Moleque
Guilherme e Santiago
Harmonia do Samba
Grupo Revelação
Caio Mesquita e Rick Vallen
1º de Maio – a partir das 11 horas
local: Avenida São João com Avenida Ipiranga, no Centro da capital de São Paulo.