Abastecimento de água: foco principal de Fórum

07/06/2013

20 de junho

Crédito:

“Precisamos agir, e eu quero convidar as lideranças municipais e também os representantes do governo do Estado para uma reflexão sobre o saneamento básico, com foco no Abastecimento. Essa história de falta de água eu conheço com propriedade. Desde os tempos da minha infância e juventude, nas atividades das comunidades religiosas de base, por conta da luta pela terra e pela agricultura familiar”, afirma a deputada Ana Perugini.

O alerta veio ao falar sobre o Fórum de Debates, evento programado para ser realizado no dia 20 de junho, a partir das 15h, no plenário José Bonifácio, na Assembleia Legislativa. Perugini é coordenadora da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp em São Paulo.

Muitas das metas do milênio, como a diminuição da mortalidade infantil e materna, e a proteção ambiental, estão ligadas diretamente à necessidade de melhoria do saneamento básico. As estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) são de que 1,5 milhões de crianças, com idade até cinco anos, morram todo ano no planeta por doenças diarréicas, derivadas da falta de saneamento básico adequado.

Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou o direito humano à água e ao saneamento. E São Paulo, por suas características privilegiadas, já deveria ter saneamento básico 100%, incluindo coleta e tratamento integral dos esgotos. Entretanto, o índice paulista de tratamento de esgoto é da ordem de 50%, muito abaixo do padrão internacional de saúde.

fonte: Ass. Imprensa – dep. Ana Perugini

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.