Abertas as inscrições para o Concurso Camélia da Liberdade 2009

25/05/2009 17:03:00

Educação & Direitos Humanos

 

A edição 2009 do Concurso de Redação Camélia da Liberdade foi lançada na última sexta-feira (25/05) no Plenário Franco Montoro da Assembleia Legislativa. O concurso destinado a alunos do ensino médio e cursinhos pré-vestibulares populares é uma iniciativa de diversas entidades que lutam contra o preconceito e em defesa da diversidade; entre elas o SOS Racismo, que é coordenado pelo deputado José Cândido, reeleito para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.

Outro deputado petista, Vicente Cândido, também está entre os apoiadores do concurso.  Ele é o autor do Projeto de Lei 133/2007, que cria o Estatuto da Igualdade Racial no Estado de São Paulo.

Focado na educação multirracial e preservação da memória afro-brasileira, o concurso destaca histórias de personalidades que contribuíram para a formação cultural do Brasil. O objetivo é estimular a leitura e a escrita, fornecer material de apoio para as escolas e consolidar a Lei nº 10.639/03. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dos primeiros atos do seu mandato, a lei estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira. 

O tema desta edição do concurso é “100 anos de Solano Trindade, o Poeta do Povo”. As escolas podem inscrever os alunos participantes. A unidade vencedora vai ganhar um laboratório de informática e os estudantes e seus professores que ficarem em primeira, segunda e terceira colocações também serão premiados.

As inscrições e entrega das redações vão até o dia 30 de agosto. Todas as escolas participantes receberão um kit contendo material de apoio para inclusão do tema no currículo.

SERVIÇO: Informações: SOS Racismo: 0 800 77 33 886 /  Portal Ceap: www.portalceap.org / Rafael Pinto (coordenador executivo cel. 11 7276 1735.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.