Abraço à Guarapiranga alerta para a preservação de nossos mananciais

01/06/2015

Meio Ambiente

Sob a garoa deste domingo (31/5), a 10ª edição do Abraço à Guarapiranga reuniu milhares de pessoas no Parque da Barragem e no Parque Ecológico Guarapiranga, na Zona Sul da Capital. “O ato teve o objetivo de chamar a atenção da população e das autoridades sobre a importância de preservar nossos mananciais. A represa Guarapiranga é responsável pelo abastecimento de água de cerca de quatro milhões de pessoas, além de ser um importante polo de lazer, esportes e turismo”, comenta o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT).

O deputado destaca que o mote da 10ª edição – Água é um direito humano. Não se vende, defende-se – deixa claro que nada justifica que a água seja tratada como mera mercadoria e que a sociedade deve defendê-la, protegê-la e buscar uma nova cultura de cuidado. “As pessoas fizeram uma manifestação pública de respeito e carinho com as fontes de água de São Paulo. Um ato de indignação e de denúncia pelo descuido com a preservação de nossos mananciais, principalmente por parte da Sabesp e do governo do Estado”, acrescenta Tatto.

Enio Tatto lembra sua luta na Assembleia Legislativa para aprovar as leis específicas da Billings e da Guarapiranga. “O Estado sabe o que deve e o que não deve fazer em termos de investimentos. Leis existem. O que é preciso agora são o Estado fiscalizar e as prefeituras adaptarem-se às leis para termos coleta e tratamento de esgoto e fazer a urbanização adequada para que nossos mananciais sejam recuperados”, observa.

O Abraço Guarapiranga 2015 contou coma a participação e apoio da subprefeitura de Capela do Socorro, Greenpeace e Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré 21, entre outras organizações. Também presentes o deputado federal Nilto Tatto (PT), vereador Jair Tatto (PT) e o secretário de Cultura da Capital, Nabil Bonduki.

Durante o Abraço foram realizados plantio de mudas de árvores, caminhada, missa campal, exposições, oficinas de educação ambiental, passeio ciclístico, piquenique e shows musicais, culminando com o abraço simbólico à represa Guarapiranga.

fonte: Assessoria de Imprensa – deputado Enio Tatto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.