Abraço à Guarapiranga: preservação do manancial

13/06/2013

Domingo, dia 16

Neste domingo (16/6), acontece a oitava edição do Abraço à Guarapiranga, evento organizado por dezenas de organizações da sociedade civil, que visa chamar a atenção sobre a necessidade de preservação dos mananciais de São Paulo, que abastece quatro milhões de pessoas.

Ícone da cidade, a Guarapiranga, nossa Garça Vermelha, é conhecida internacionalmente como um espaço privilegiado para a prática de esportes náuticos. Após anos de mobilização e luta dos moradores da região e ambientalistas para a retirada dos seus muros, aos poucos está voltado a figurar como a “praia do paulistano”.

Apesar de tudo isso, a Guarapiranga é o manancial mais ameaçado da cidade e sofre com a especulação imobiliária, a rápida e desordenada expansão urbana, desmatamentos, despejo de esgotos e resíduos. Ela está submetida continuamente a um processo intenso de agressões que, aceleradamente, compromete a capacidade de geração e armazenamento de água para o abastecimento da metrópole.

O deputado Enio Tatto irá participar da atividade. Ele chama a atenção para o fato da represa de Guarapiranga ser o manancial mais ameaçado da cidade, que sofre com a especulação imobiliária, a rápida e desordenada expansão urbana, desmatamentos e despejo de esgotos e resíduos. “A Grande São Paulo tem pouquíssima água para abastecer cerca de 20 milhões de habitantes. Atualmente quase todas as fontes de água da região encontram-se poluídas e a garantia de abastecimento público é um desafio para a sustentabilidade da maior metrópole do país”, comenta.

Como demonstração de seu compromisso a com a represa, Enio Tatto tem pronto, para a votação na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 245/2011, que determina ao governo do Estado a adoção de medidas compensatórias para os municípios possuidores de áreas de mananciais. “O PL visa estimular o uso racional da água, ao invés de transformar a cobrança pelo seu uso em mais um imposto”, justifica. “Os municípios têm importante papel reservado para a proteção e recuperação dos mananciais”, acrescenta o 1º secretário.

2013- Ano Internacional da Cooperação pela água

A ONU declarou “2013 Ano Internacional de Cooperação pela Água”. É uma advertência às empresas, governos e sociedade civil para as questões relacionadas à água e saneamento.
Em sintonia com a declaração da ONU, atentos e solidários com a tragédia daqueles que estão privados de água, foi escolhido como tema do Abraço à Guarapiranga 2013 a frase “Água fonte de vida para o bem viver”. É uma maneira de propor a todos uma reflexão sobre o desperdício dos recursos hídricos e uma mudança de atitude com relação ao uso dos bens naturais.

Ao mesmo tempo, o tema propõe uma reflexão sobre o consumismo desenfreado da sociedade atual, que transforma tudo e todos em mercadoria, vendendo a ideia de que para “viver melhor” é necessário consumir sempre mais sem se preocupar com os desequilíbrios sociais e ambientais que isso causa. Esses desequilíbrios acabam se traduzindo na barbárie e na violência que diariamente aniquilam vidas humanas e destroem os recursos naturais.

O Abraço à Guarapiranga 2013

Programação – Domingo – 16 de junho

. Parque da Barragem – Av. Atlântica, altura do 102 DP – Capela do Socorro
A partir das 9h30
Oficinas de ikebana, sustentabilidade, atividades ambientais e apresentações culturais, maracatu, capoeira, Sarau Cooperifa, johrei, produtos orgânicos das Apas Bororé-Colônia e Capiva-Monos etc.
10h00 – Saída do passeio ciclístico;
11h00 – Plantio e distribuição de mudas;
12h00 – Arrastão musical, cortejo do Abraço à Guarapiranga.

. Jardim Ângela – M`Boi Mirim
8h00 – Saída de caminhadas das Paróquias da Região em direção ao Parque Ecológico do Guarapiranga;
10h00 – Celebração de Missa Campal no Parque Ecológico do Guarapiranga;
11h30 – Plantio de mudas;
12h00 – Abraço simbólico à Guarapiranga;

. Solo Sagrado – Parelheiros
A partir das 9h30
9h30 – Oficinas de horta caseira, ikebana e reciclarte.
9h30 – Limpeza da orla da Guarapiranga;
10h00- Eco-movie (filmes ambientais)
12h00 – Abraço simbólico à Guarapiranga

fonte: www.mananciais.org.br

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.