Abraço Guarapiranga: neste domingo

29/05/2015

10ª edição

Crédito:

Abraço Guarapiranga: neste domingo

Água é direito humano, não se vende se defende!

O Abraço Guarapiranga é uma manifestação de respeito e carinho da população com as fontes de água de São Paulo e, também, um ato de denúncia e indignação pelo descuido com a preservação dos mananciais.

Em sua 10º edição, o Abraço irá mobilizar e alertar os cidadãos, as empresas e os governos para a urgência de se construir uma nova cultura de cuidado com a água.

A ciência aponta que, no Brasil, os eventos extremos causados pelas mudanças climáticas estão relacionados, sobretudo, com a água. As secas e enchentes tendem a ficar mais intensas, frequentes e duradouras, trazendo enormes perdas para todos.

Há mais de um ano, São Paulo vive uma crise sem precedentes no abastecimento de água. A falta d’água virou rotina para população, que tenta se defender estocando-a muitas vezes de maneira inadequada, o que favorece a disseminação da dengue.

Os governos anunciaram obras que reforçam a velha prática de, buscar água cada vez mais longe, sem apresentar medidas concretas de redução do consumo e de preservação das áreas verdes que protegem os mananciais. Estas, sim, são alternativas sustentáveis para garantir água em quantidade e qualidade para todos.

As represas Guarapiranga e Billings continuam sofrendo com o despejo de esgoto, ocupações desordenadas, desmatamentos, afrouxamento da fiscalização, e são cobiçadas pela especulação imobiliária e grandes empreendimentos

Programação:

Jardim Ângela – M`Boi Mirim
8h – Saída de caminhadas das Paróquias da Região em direção ao Parque Ecológico do Guarapiranga;
9h30 – Celebração de Missa Campal no Parque Ecológico do Guarapiranga;
11h30 – Plantio de mudas;
12h – Abraço simbólico à Guarapiranga;

Parque da Barragem – Av. Atlântica, altura do 102 DP – Capela do Socorro
8h – Balão (depende das condições climáticas)
A partir das 9h30
10h – Apresentações Culturais

Shows Zé Márcio (Instrumental), Décio Sá (viola e berimbau), Grupo Casa das Corujas (samba de roda), Banda Sintonia (Reggae), Arrastão do Beco (Grupo de percussão popular Samba Reggae),
10h – Oficinas ambientais, para crianças, com medição da qualidade da água (SOS Mata Atlântica), demonstração de como montar uma cisterna (Coletivo Cisterna Já), Distribuição de mudas em tubetes (Coletivo BoraPlantar), artesanato Guarani, Produtores orgânicos de Parelheiros
11h30 – Plantio simbólico de mudas (Coletivo BoraPlantar);
11h30 – Chegada da Pedalada do Abraço que partirá da Pça. Enzo Ferrari, em frente ao Autódromo de Interlagos as 10h00
12h – Arrastão do maracatu para o Abraço à Guarapiranga.

COMO CHEGAR
Parque da Barragem
De carro
Marginal sentido Interlagos, pegar Ponte do Socorro e em seguida Av. De Pinedo. Estacionar na lateral do parque, Av. João de Barro

De transporte público
Qualquer ônibus que saia do terminal Santo Amaro e pegue corredor da Av. Atlântica. Descer na altura nº 1.100, em frente à 102 DP (Delegacia de Polícia).

Para Parque Ecológico do Guarapiranga
De carro
Marginal sentido Interlagos pegar Ponte do Socorro e em seguida Av. Guarapiranga. Seguir as placas Riviera até o Parque Ecológico Guarapiranga.

De transporte público
Pegar ônibus Riviera Paulista que sai do terminal Santo Amaro descer em frente ao parque, Estrada da Riviera, n 3.286

fonte: divulgação do evento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.