Descaso
Alckmin deixa de investir na ampliação e melhoria das escolas estaduais
No último Ideb Indice de Desenvolvimento da Educação Básica, publicado no início do mês de setembro, foi possível perceber o baixo desempenho dos estudantes do ensino médio do Estado São Paulo e observar a falta de investimentos na área, por parte do governo estadual.
O Ideb é um indicador federal, criado em 2005 e que alia avaliação do desempenho dos estudantes em provas de português e matemática, com taxas de aprovação. Esta métrica oficial da qualidade de Ensino no país é divulgada a cada dois anos. São Paulo viu sua nota regredir de 3,9 em 2011 para 3,7 em 2013.
Ao analisar as ações da gestão do governo Alckmin na melhoria e expansão da rede escolar é possível notar que a educação não é prioridade no governo tucano. No PPA Plano Plurianual, que é um roteiro de realizações a serem executadas nos quatros anos de governo, as metas de melhoria e expansão ficaram muito abaixo do que sua administração havia se proposto a realizar.
No quesito construção, ampliação e reforma de prédios das unidades de apoio, a gestão Alckmin previa realizar 40 ações, mas apenas 14 foram executadas, no período de 2010 a 2013,o mesmo aconteceu com as obras de expansão da rede física, estipuladas em 515, foram concluídas 274. Já no ensino fundamental, para a educação básica estavam previstos 4 ações de apoio, com transferência de recursos para os municípios, no entanto, nada foi feito, neste período analisado.
Na avaliação da Bancada do PT as metas em si, são bem tímidas, considerando que o Estado de São Paulo é composto por 645 municípios.(rm)