Pela terra
Projeto de Lei resgata histórico e quer integração com sociedade
Projeto de iniciativa da deputada estadual Ana Perugini (PT) propõe que o Governo do Estado inclua em seu calendário oficial a Semana Estadual dos Assentados, a ser comemorada no período de
Depois de receber pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça e de Agricultura e Pecuária, o projeto que tramita na Assembléia Legislativa sob o número 1440/2007 está pronto para ser votado.
Na propositura, Ana Perugini ressalta a necessidade de se divulgar e prestar informações à sociedade, estudantes e assentados sobre a situação dessas áreas. Segundo a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo José Gomes da Silva, o Itesp, São Paulo tem 168 assentamentos. O primeiro deles, o Assentamento Primavera, foi registrado em 1981, em área federal, no município de Andradina.
Para a deputada, apesar do histórico dos assentamentos remontar há mais de 20 anos, a sociedade ainda não tem conhecimento pleno da rotina desses locais, do perfil e do método de trabalho dessas pessoas que optaram em permanecer no campo e cultivar a terra a enfrentar a superpopulação das áreas urbanas e seus percalços.
O projeto prevê que durante a Semana Estadual dos Assentados sejam realizadas campanhas, palestras e trabalhos relacionados à saúde educação e direitos sociais nos assentamentos.
O histórico da deputada justifica essa iniciativa parlamentar. Nos anos oitenta, Ana Perugini estava com a Igreja nos movimentos populares pela terra. Foi assim, pela fé, que atuou nas regiões de Sumaré e Promissão, cidades que apresentam a consolidação agrícola e financeiras das famílias assentadas.