Artistas se reúnem com presidente da Assembléia e pedem a votação do Fundo Estadual de Cultura

18/10/2005 20:50:00

Representantes da Comissão Pró-Fundo de Cultura se reuniram, em 18/10, com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, e pediram que o projeto de lei de criação do Fundo Estadual de Arte e Cultura seja recolocado na pauta de votação. Eles lembraram que o secretário estadual de Cultura, João Baptista de Andrade, não cumpriu o acordo de apresentar um projeto alternativo. Vicente Cândido, participou da reunião, junto com os representantes da Comissão Pró-Fundo.

Em audiência pública no final de junho, o secretário João Baptista assumiu o compromisso de chamar os artistas para discutir um novo projeto e de apresentá-lo aos deputados até a primeira quinzena de agosto, logo após o recesso parlamentar. A promessa foi feita no próprio plenário Juscelino Kubitschek, da Assembléia Legislativa, diante de uma platéia de mais de 600 artistas e produtores culturais e dos próprios deputados, inclusive da bancada governista.

Desde que assumiu a secretaria, João Batista fez críticas ao projeto original e afirmou à imprensa que elaboraria uma outra proposta, “mais ousada”, segundo ele. Até terça-feira, no entanto, nenhum projeto chegara ao Legislativo. “Os artistas estão cobrando, legitimamente, o compromisso assumido pelo governo e não cumprido”, disse Rodrigo Garcia. “Como presidente da Casa, a minha obrigação é recolocar o projeto original em pauta.”

O deputado assumiu o compromisso de colocar o assunto em discussão no Colégio de Líderes até a próxima terça-feira. Do outro lado, a Comissão Pró-Fundo entregará uma carta amanhã às lideranças pedindo um posicionamento. Eles prometeram mobilizar a classe artística para uma nova data de votação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.