Assembleia aprova jornada de 30 horas na Saúde

17/09/2013

Só para servidores

Crédito: PT Alesp

Assembleia aprova jornada de 30 horas semanais restrita aos servidores públicos

As questões da área da saúde foram pautas eloquentes na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (17/9). Trabalhadores da categoria de várias regiões do interior do Estado tomaram a galeria do plenário para pressionar a base do governador Alckmin a ajustar a propositura de autoria do Executivo e incluir cerca de seis mil funcionários do setor, que atuam nos hospitais e entidades gerenciadas pelas Organizações Sociais.

Apesar da presença de mais de 300 pessoas que abordavam os deputados em defesa do pleito, os governistas se mostravam insensíveis aos apelos dos servidores e da Bancada do PT, que expressou apoio à reivindicação.

Os deputados do PT apresentaram emendas ao projeto no sentido de garantir a valorização dos funcionários da saúde e estender o benefício para toda a categoria.

O líder da Bancada, deputado Luiz Claudio Marcolino, em sua manifestação em plenário narrou o processo de negociação que se estendeu por alguns meses, envolvendo as secretarias estaduais da Saúde, gestão e Fazenda.

Seu sucessor no púlpito, o deputado Marcos Martins também defendeu as reivindicações do setor. Já Marco Aurélio, em suas colocações, apontou a possibilidade de acionar a Justiça para a garantia de isonomia com relação aos direitos dos trabalhadores do setor, sejam no Estado e ou do setor privado.

A presidente da Comissão da Saúde da Assembleia, deputada Telma de Souza, reiterou informação das discussões da redução da jornada dos trabalhadores da Saúde, que teve início na década de 60 e só agora é discutido pela Assembleia.

A deputada mencionou a regulamentação da Organização Mundial de Saúde, que estipula a jornada dos trabalhadores da área da saúde, e lembrou que os profissionais que atuam na perícia médica, autarquias e no IAMSPE, ainda não foram contemplados pela propositura do governador Geraldo Alckmin. Ela também cobrou respeito aos trabalhadores e a toda população do Estado de São Paulo que á atendida pelos servidores da Saúde.

A jornada de 30 horas semanais para os trabalhadores da área da saúde, restrita aos servidores estaduais, foi aprovada na tarde desta terça-feira.

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.