Assembleia aprova projeto de lei que inibe o golpe da “saidinha do banco”

16/02/2011 15:05:00

Segurança

 

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (15/02) o projeto de lei 1.236/2009 do deputado petista Vanderlei Siraque, que obriga agências bancárias a instalarem divisórias individuais entre os caixas nas agências e postos de serviços bancários.

Segundo Siraque, sua proposta tem por objetivo inibir o golpe conhecido por “saidinha do banco”, crime que vem crescendo nos últimos anos em São Paulo.

Nessa modalidade de golpe, o bandido observa silenciosamente as pessoas que estão na fila, de forma a identificar as estejam sacando dinheiro ou que apresentem algum tipo de vulnerabilidade. Escolhida a vítima, esta é seguida até algum ponto que permita a prática do delito com menores riscos.

“A instalação das divisórias preservará a privacidade dos clientes enquanto realizam suas operações bancárias”, afirma Siraque. O deputado, na justificativa do PL, destaca que os bancos devem garantir a segurança dos usuários de seus serviços, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (artigo 14, da Lei 8078/1990 que instituiu o CDC).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.