Assembléia Legislativa paulista lança publicação sobre os deputados negros

07/03/2007 15:50:00

A história dos deputados estaduais negros eleitos entre 1947 e 2005 no Estado de São Paulo, é contada em publicação a ser lançada às 19 horas desta segunda-feira (12/03) no Hall Monumental da Assembléia Legislativa. No evento também haverá homenagem a estes parlamentares.

Com 72 páginas, o trabalho traz fotos do Acervo Histórico, da Divisão de Imprensa da Assembléia e do acervo pessoal do autor, o técnico legislativo da Assembléia e advogado Celso Fontana.

Intitulada Os negros na Assembléia a publicação é uma monografia elaborada no curso de especialização em Governo e Poder Legislativo do convênio entre a Assembléia Legislativa e a UNESP, sob a orientação do professor Milton Lahuert, coordenador do pós-graduação daquela Universidade pública paulista.

“Para a garantia do Estado Democrático de Direito e para o bem comum de toda a sociedade, é imprescindível o aumento da representação política dos negros; Sem esta construção nossa democracia não será completa”, diz Celso Fontana, ativista há mais de 20 anos do Movimento Negro.

“O evento não será uma noite de autógrafos, mas sim um marco na história do Poder Legislativo, com a participação confirmada das autoridades dos demais poderes públicos, que poderá melhorar as relações raciais nas instituições”, prevê o autor da publicação.

“Este ano Santos comemora 80 anos do nascimento de deputado Esmeraldo Tarquínio, razão suficiente para a publicação desta monografia, que estampa sua foto na capa”, diz Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia. “É merecida homenagem ao maior político que o povo de Santos conseguiu naquele período”.

Conforme Figueira, Tarquínio foi eleito prefeito de Santos, mas foi cassado pela ditadura militar antes de tomar posse. “Sem dúvida a cor de sua pele foi um dos fatores que levaram à sua cassação, além, é claro, de sua atuação política no MDB autêntico”, comenta o parlamentar, que mora e trabalha em Santos.

“Nosso compromisso se expressa também pela publicação, forma inequívoca de homenagear os valorosos deputados negros que orgulham nossa instituição”, acrescenta o presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia (PFL) na apresentação da publicação.

Já o 2º secretário, Geraldo Vinholi (PDT), diz que “os compromissos com a luta pela promoção da igualdade racial de lideranças nacionais do trabalhismo e lideranças regionais, como o seu Candinho, são razões suficientes para fundamentar a publicação e de homenagear os deputados estaduais paulistas nela biografados”.

O autor – Celso Fontana, 49 anos, é graduado em Direito pela USP e em Administração, pela Fundação Getúlio Vargas. Professor, articulista e ativista de Direitos Humanos, integrou a Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP (86/95), Movimento Nacional de Direitos Humanos (93/94), os Tribunais Populares “Zumbi dos Palmares” e sobre Cotas e a equipe técnica da Coordenadoria do Negro (CONE) da Prefeitura de São Paulo, entre outros.

Foi também delegado à Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada em 2005, em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *