Assembleia recebe análise de Pesquisa sobre Imagem de Transporte Público na Região Metropolitana

18/02/2014

MOBILIDADE URBANA

A Comissão de Transportes e Comunicação da Assembleia recebeu o Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires, que apresentou aos parlamentares a “Pesquisa de Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo de 2012” feita pela Associação com a população da cidade de São Paulo e demais cidades da Região Metropolitana.

De acordo com a ANTP, para realizar o levantamento foram ouvidas 1331 pessoas da capital e 1046 dos demais municípios, e se estendeu na busca da avaliação da população sobre o entorno do sistema de transportes, seja ele, Metrô, CPTM e/ou ônibus.

Os dados coletados apontam problemas como falta de iluminação pública, lixo nas calçadas, buracos e pouca acessibilidade, o que provoca stress antes mesmo de acessar o sistema de transporte público.

“A pesquisa revelou também que 67% dos usuários buscam informações sobre as condições da mobilidade e do trânsito antes de sair de casa, tal é a preocupação de enfrentar congestionamento”, citou Ailton.

A grande maioria dos usuários dos sistemas de transportes é composta por trabalhadores da área de serviços.

Outra queixa recorrente foi sobre a má qualidade do serviço prestado com constantes atrasos e panes no circuito metroferroviário e a baixa oferta de ônibus nos fins de semana e feriados.

Para o deputado petista Gerson Bittencourt o levantamento poderá ser um instrumento importante para o poder público aprimorar o serviço prestado à população.

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.