Fraude na licitação
Da Assessoria do deputado Donisete Braga
O secretário estadual dos Transportes, José Luiz Portella, será convocado para comparecer à Assembleia Legislativa na próxima semana e explicar aos deputados os fatos relacionados aos contratos da Linha 5 Lilás do Metrô- suspensos por indícios de fraude na licitação. O requerimento de convocação, apresentado pelo deputado Donisete Braga (PT), foi aprovado em reunião da Comissão de Fiscalização e Controle desta quarta-feira (8).
Em 24/11, o requerimento do deputado petista gerou intenso debate na Comissão. Por acordo, os deputados decidiram apenas convidar o secretário, mas não houve resposta por parte do Estado. A Comissão decidiu colocar o requerimento em votação em sua reunião desta quarta (8).
Para o deputado Donisete Braga, esta é uma oportunidade de o governo do Estado apresentar ao legislativo, portanto à sociedade, os detalhes de contratos sob os quais pesam sérias dúvidas e indícios de fraude”.
Para entender
O deputado explicou que os nomes dos consórcios vencedores para as obras da Linha 5 foram antecipados pelo jornal Folha de São Paulo. O edital para a realização da obra – que deverá custar aos cofres do estado R$ 4 bilhões foi elaborado e divulgado na gestão do ex-governador José Serra. Em abril passado, seis meses antes do Palácio dos Bandeirantes anunciar as empresas vencedoras, a Folha de São Paulo registrou seus nomes em cartório. O governo suspendeu a obra, mas diante da gravidade do caso é preciso que o secretário venha pessoalmente apresentar as explicações, finalizou disse o deputado Donisete Braga.