Ativista vem ao Brasil a convite de líder do PT

25/06/2013

Danny Glover, ator

Ativista norte-americano, o ator americano Danny Glover é forte defensor público dos direitos dos trabalhadores nos EUA e ao redor do mundo. A convite do líder da Bancada do PT, Luiz Claudio Marcolino, Glover tem uma série de agendas com autoridades e comunidades no Brasil.

Glover lidera uma delegação de ativistas dos direitos dos trabalhadores dos Estados Unidos, que estará no Brasil entre os dias 23 e 29/6, para falar sobre uma das campanhas mais famosas sobre os direitos dos trabalhadores nos EUA, a campanha da Nissan. Atualmente o país sofre uma crise sindical tendo menos de 7% dos trabalhadores do setor privado, sindicalizados.

A Nissan foi a montadora que mais cresceu no Brasil nos últimos três anos e está construindo uma nova fábrica em Resende, Rio de Janeiro. A empresa possui uma planta instalada conjuntamente com a Renault em São José dos Pinhais, Paraná.

Trabalhadores da Nissan em todo o mundo têm representação sindical e negociação coletiva, mas não nos EUA. Além disso, aproximadamente metade dos trabalhadores da Nissan EUA são temporários. Trabalhadores e líderes comunitários nos EUA exigem que a empresa respeite o processo democrático de sindicalização de seus trabalhadores. A reação da empresa até agora, tem sido de intimidação, inclusive com ameaça de demissão e fechamento da fábrica.

Agendas Danny Glover no Brasil:

. 29/6 – Visita a comunidade Heliópolis e quadra das Gaviões da Fiel, acompanhado pelo deputado Luiz Claudio Marcolino
. 30/6 – Reunião com Líderes Sindicais CUT, Força Sindical, CNTM, UGT
. 1/7 – Reunião com o ex-presidente Lula e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad
. 1/7 – Reunião com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – Rafael Marques
. 2/7 – Reuniões em Brasília na Presidência da República, Câmara dos Deputados e Senado Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *