Ato Público
Nesta quarta-feira, 20 de agosto, às 19 horas, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa de São Paulo, será realizado um Ato Público pela Retirada das Tropas Brasileiras do Haiti, convocado pelos deputados estaduais do PT Adriano Diogo e José Cândido, por dirigentes políticos, sindicatos e movimentos populares.
O Ato terá a presença do haitiano David Josue, advogado e militante “pela paz, ordem e progresso no Haiti”.
Josue é assessor de Cynthia McKinney, candidata do Green Party (Partido Verde) a presidente dos Estados Unidos da América, pela coalizão “Power to the People” (Poder para o Povo).
É autor de uma carta dirigida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva denunciando crimes cometidos pelas tropas de ocupação do Haiti.
As tropas da ONU (Minustah Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti) ocupam o país desde 2004, sob a liderança do Brasil, que tem o maior contingente de soldados da missão (1.210, segundo os dados da ONU para junho de 2008).
Em sua carta ao presidente Lula, de abril passado, David Josue afirmou:
“Os soldados brasileiros fazem ‘raides’ terríveis contra os habitantes de comunidades pobres e sem defesa no Haiti, deixando em sua esteira um rastro de sangue, lágrimas e mortes. A responsabilidade repousa em você, presidente. Não é possível que seja isso o melhor que o povo brasileiro tem a oferecer. Como isso pode ocorrer enquanto é você o presidente do Brasil? O dr. Martin Luther King Jr. nos lembrou que chega um momento em que o silêncio é uma traição. E você e seu governo ficarão silenciosos sobre essas atrocidades?”
Em torno desta carta, organizou-se no Brasil uma campanha de abaixo-assinado dirigida ao presidente Lula, pela retirada das tropas brasileiras do Haiti.
Além dos deputados, o ato
Gegê, dirigente da Central de Movimentos Populares;
Milton Barbosa, do Movimento Negro Unificado;
Gilberto Orlandi, da Juventude Revolução – IRJ;
Markus Sokol, membro do Diretório Nacional do PT pela Corrente O Trabalho;
Renato Simões, secretário nacional de Movimentos Populares do PT;
Rafael Pinto, do Setorial Nacional de Combate ao Racismo do PT; e
Claudinho, secretário estadual de Combate ao Racismo do PT.
E pelos sindicatos:
Sindipetro-SP/CUT (petroleiros),
Sindsep-SP/CUT (servidores municipais) e
Sinpro-ABC/CUT (professores).
CONTATOS E INFORMAÇÕES:
Bárbara Corrales – pelo Comitê organizador do Ato
Telefone: 11 – 9245.0300
E-mail: barbara.corrales@uol.com.br
Deputado Estadual Adriano Diogo (PT/SP):
Telefone 11 – 3886.6845