Ato Solene marca abertura da Semana de Combate ao Amianto

13/04/2016

Iniciativa do PT

O deputado estadual Marcos Martins e a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA) promovem no próximo dia 15/4, na Alesp, ato solene que dará início a Semana de Combate ao Amianto. O evento acontecerá no Auditório Teotônio Vilela, às 15h, e contará com a presença da Dra. Fernanda Giannasi, uma das maiores lutadoras pelo banimento do amianto no Brasil.

O ato chama atenção para os riscos da exposição ao amianto e convoca a população a participar da Semana de Combate ao Amianto, evento que será realizado de 18 a 24 de abril, das 8h às 17h no centro de Osasco. No dia 24 será celebrado Ato Ecumênico em Memória das Vítimas do Amianto, na Praça Aquilino dos Santos, no bairro de Vila Nova, em Osasco.

O deputado estadual Marcos Martins é autor da Lei 12.684 de 2007, que proíbe o uso do amianto em todo estado de São Paulo e responsabiliza os infratores que usarem o amianto, obrigando-os a providenciar o descarte adequado ao produto em aterro industrial de lixo perigoso. A Lei de Marcos Martins é referência para projetos em todo o país.

Sobre o amianto

O contato com o amianto pode causar câncer no pulmão; mesotelioma de pleura (tecido que reveste o pulmão) e peritônio (reveste a cavidade abdominal) – tumor maligno; cânceres de laringe e aparelho digestivo; asbestose (endurecimento lento do pulmão, causando falta de ar, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas); doenças pleurais – derrames, espessamentos, distúrbios ventilatórios; entre outros.

Da assessoria do dep. Marcos Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *