Nesta quinta (29/11)
Comissão da Verdade do Estado SP realiza audiência sobre tombamento de centro de repressão
Nesta quinta-feira, (29/11), às 14 horas, a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva realizará audiência pública sobre O tombamento da sede do DOI-Codi e seus usos como lugar de memória. A audiência, presidida pelo deputado Adriano Diogo, ocorrerá no Auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
O evento será transmitido ao vivo pelo link http://www.al.sp.gov.br/a-assembleia/tv-web .
Lugar de memória
O edifício onde funcionou o DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna, II Exército) de São Paulo, localizado à rua Tutoia, atual 36ª Delegacia de Polícia, foi um dos maiores e mais temidos centros de repressão da ditadura militar (1964-1985). No encontro, será debatido o tombamento do prédio e sua transformação em lugar de memória, pedido feito pelo Condepe (Conselho de Defesa da Pessoa Humana) em março deste ano.
Entre os participantes, estarão representantes do Grupo de Trabalho Memória e Verdade do Ministério Público Federal, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), do Núcleo de Preservação da Memória Política, além de ex-presos políticos que estiveram no DOI-Codi. O deputado Adriano Diogo, presidente da Comissão Estadual da Verdade (CEV), e Ivan Seixas, presidente do Condepe e coordenador da assessoria da CEV, apresentarão a audiência.
Entre as experiências bem-sucedidas como locais de memória está o Memorial da Resistência, antigo Dops, que hoje é o sexto museu mais visitado da cidade de São Paulo, com cinco mil visitantes ao mês. Na Argentina, um dos exemplos mais emblemáticos de lugar de memória é a Escola Superior de Mecânica da Armada (Esma), onde funcionou, entre 1976 e 1983, o Centro Clandestino de Detenção. Em 2004, foi convertido em Museo de La Memoria.
Programação
. Abertura:
Deputado Adriano Diogo Presidente da Comissão Estadual da VerdadeRubens Paiva
Ivan Seixas Presidente do Condepe e proponente do tombamento
. Debatedores:
Sandra Kishi- Representante do GT Memória e Verdade do Ministério Público Federal
Débora Duprat – Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH)
Maurice Politi – Núcleo de Preservação da Memória Política
. Depoimentos de ex-presos que passaram pelo DOI-Codi:
– Elza Lobo
– Criméia de Almeida
– Ivan Seixas
– Maurice Politi
– Artur Scavone
– Gilberto Natalini
– Rosalina Santa Cruz
– Aton Fon Filho
– Reinaldo Morano