Bancada apoia articulação do DCE da Fatec

03/09/2013

Fatecs

Crédito: PT Alesp

O apoio dos deputados do PT à discussão do papel político da Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo), a constituição de DCE (Diretório Central dos Estudantes) e a discussão e deliberação da PEC (Projeto de Emenda Constitucional), que versa sobre investimentos de royalties do petróleo na educação, foram pautas trazidas à reunião da Bancada ocorrida, nesta terça-feira (3/9), pelos líderes do movimento da juventude Carina Vital e Vitor Quarenta, acompanhados pelo deputado João Paulo Rillo, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa.

A capilaridade das Fatecs no Estado como um instrumento ideológico do PSDB, que nos últimos anos tem destacado as faculdades como vitrine eleitoral no debate sobre a educação em São Paulo, foi um dos enfoques colocado por Carina que preside a União Estadual dos Estudantes de São Paulo. Carina também dimensionou a importância do DCE no debate político.

A precariedade da estrutura de muitas Fatecs e de unidades da Unesp do interior do Estado foi um dos dados levantados por Vitor Quarenta, que elencou casos de cursos de gestão ambiental e ou de produção agrícola, instituídos em regiões onde não há a presença do produto.

Como exemplo Quarenta citou a unidade do Vale do Ribeira que ministra aulas de produção de laranja, sendo que a região não tem este tipo de cultura.

Já a importância dos recursos dos royalties para a educação foi reiterado por Carina, que lembrou que em âmbito nacional este debate está avançado.

Os deputados do PT manifestaram apoio às articulações da constituição do DCE da Fatec e requereram a agenda de articulação, para disponibilizar apoio de seus mandatos nas regiões onde há unidades das Fatecs.

Quanto à PEC, os deputados José Zico Prado – líder da Minoria, Luiz Claudio Marcolino e João Paulo Rillo assumiram o compromisso de verificar informações para a retomada da tramitação da propositura e levar esta pauta ao colégio de líderes.

Com relação aos royalties, o tema pode voltar a ser discutido na peça orçamentária que o governador deve enviar ao Poder Legislativo no final deste mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *