Reformas

As reformas eleitoral e política foram pauta do debate ocorrido, nesta terça (7/6), no encontro da Bancada do PT na Assembleia paulista com o deputado federal Ricardo Berzoini.
Os modelos discutidos pela sociedade brasileira e impulsionados pelo Diretório Estadual de São Paulo passaram por análise e ponderações quanto às possibilidades de avanços, recuos e reflexos no cenário político nacional.
O sistema distrital misto, proporcional misto com financiamento público e composto por metade de candidatos da lista e outra metade com indicação nominal, o formato distrital, lista fechada, fim das coligações, número de vereadores, unificar as eleições, limite de mandatos, entre outros temas formam o rol de propostas discutidas na Câmara Federal e nos encontros que Berzoini tem participado com a sociedade civil organizada.
Questões da reforma política como o papel dos Tribunais de Contas, Ministério Público, os Consórcios e agora mais recente a configuração das Regiões Metropolitanas também compuseram o foco do debate.
Os deputados da Bancada foram unânimes na defesa das reformas, ao afirmarem que o PT tem que discutir este tema com afinco. Há necessidade de regras claras, critérios bem definidos, defenderam.
Berzoini informou ainda que em setembro será lançado o Dia de Mobilização Nacional Pela Reforma Política e indicou o sitehttp://www.reformapolitica.org.br/ .
A necessidade da realização de uma campanha para difundir e mobilizar a sociedade foi colocada por todos os participantes.
A Câmara dos Deputados, inclusive, vai realizar um debate sobre o tema no próximo dia 10, às 9h, na Assembleia Legislativa de São Paulo.