Bancada homenageou 60 anos do nascimento de David Capistrano

08/07/2008 16:00:00

Homenagem

Crédito:

 

 

Os deputados Adriano Diogo, Maria Lúcia Prandi e Rui Falcão participaram do ato solene pelos 60 anos do nascimento de David Caspistrano Filho, nesta segunda-feira (7/7), na Assembléia Legislativa, ao lado da mãe e da viúva, Maria Augusta e Haydê Benetti de Paula.

A homenagem, que foi uma iniciativa da Comissão de Saúde e Higiene e da Bancada do PT, contou com a presença dezenas de pessoas que tinham por Capistrano uma admiração pelo seu trabalho como médico e político e por sua luta em favor da universalização do direito à saúde. Capistrano teve importante participação na criação do SUS – Sistema Único de Saúde.

O deputado Adriano Diogo salientou o trabalho do “médico, comunista e socialista”, David Capistrano Filho, que destacou-se nacionalmente pela sua maneira de pensar a saúde como “uma dívida com os desassistidos”. Preocupado com a humanização da assistência, criou a primeira Casa de Parto e apoiou a reforma psiquiátrica brasileira após as denúncias de maus tratos nos hospitais psiquiátricos, que até então eram as principais instituições de tratamento dos portadores de transtornos mentais.

David Capistrano da Costa Filho foi líder estudantil em Pernambuco, onde nasceu em 7/7/48. Estudou medicina na UFRJ, no Rio de Janeiro, para onde se mudou logo após ser solto da prisão que cumpriu por sua atividade política durante a ditadura. Começou sua carreira como pediatra, mas logo se dedicou à organização da saúde pública. Foi secretário de Saúde em Bauru e Santos, e prefeito de Santos.

Faleceu em 10/11/2000, após uma cirurgia de transplante de fígado.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *