Visita
Os parlamentares cubanos integrantes do Instituto Cubano de Amistad Con Los Pueblos foram recebidos na manhã desta segunda-feira, 27 de Junho, pela Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Marcado pelo propósito de renovação dos pactos e intercâmbios entre os parlamentares cubanos e brasileiros, o encontro contou com a presença do deputado federal do PT Vicente Cândido, o líder da Bancada, Enio Tatto, e os deputados estaduais Adriano Diogo, Simão Pedro e Marco Aurélio.
Liderados pela presidente do Instituto Cubano de Amistad con los Peublos, Kenia Serrano Puig, os integrantes da delegação cubana composta pelo cônsul geral de Cuba em São Paulo, Lázaro Méndez, Fábio Simeon, responsável pelo Instituto Cubano no Brasil, e Gunther Gulfo, primeiro secretário do consulado Cuba em São Paulo, têm feito visitas a várias instâncias políticas, culturais e sociais, de vários Estados brasileiros, com o objetivo de firmar parcerias e intercâmbios.
Kenia fez um breve relato da Revolução Cubana, suas motivações a as dificuldades da sociedade cubana antes da Revolução Socialista, como alto índice de analfabetismo, mortalidade infantil, entre outras dificuldades sociais e econômicas.
Todas as transformações são muito difíceis, mas a população cubana tem convicções de seus avanços, apesar de todas as distorções de informações praticadas principalmente pelas grandes empresas de comunicação e dos bloqueios e embargos econômicos sofridos capitaneados pelos EUA, relatou Kenia.
A deputada destacou também o modelo parlamentar participativo constituído por Cuba, que tem 46% de presença feminina na composição do Parlamento. Ainda de acordo com Kenia, a partir de 1997, Cuba se viu obrigada a reorientar sua relação exterior e financeira e promoveu um referendo popular que constatou que o caráter socialista da Revolução é um quadro irreversível. A abertura ao mercado internacional está calcada no foco de preservar o socialismo e buscar maior eficiência econômica para o país, ponderou.
Frente Suprapartidária
Uma das expectativas do grupo cubano é a restituição da Frente Parlamentar de Solidariedade aos Povos de Cuba, que diferentemente do modelo implementado na Legislatura anterior, será lançada no segundo semestre deste ano e deverá ter caráter suprapartidário, como anunciado por Simão Pedro.
Já Adriano Diogo, um dos patrocinadores do encontro, manifestou o compromisso da Bancada com a retomada da Frente e de divulgar e difundir ações que viabilizem maior aproximação e parceria com a sociedade cubana.
Na mesma linha, o líder da Bancada, Enio Tatto, reiterou a solidariedade da Bancada com os povos cubanos, deu seu relato sobre a sua visita àquele país e reafirmou a simpatia pela luta, conquista e resistência da sociedade cubana que levou a cabo a experiência socialista.
Cursos de Medicina
Este também foi um dos temas recorrentes no diálogo entre os deputados. O deputado Marco Aurélio, ex- prefeito da cidade de Jacareí, disse aos presentes de quando esteve à frente da condução da cidade enfrentou dificuldade de contratar médicos e chegou a buscar por profissionais formados em Cuba, mas encontrou muitas dificuldades colocadas pelas entidade sindicais da categoria, que atuam aqui no Brasil. Além da certeza da qualificação na formação intelectual, nós sabemos da formação humanitária dos médicos em Cuba, diferentemente do que acontece aqui no Brasil, onde a profissão é mais vista como um meio de ascensão econômica e social,”observou.
Ainda na ocasião Kenia lembrou que Cuba inaugurou a Escola Latino Americana de Medicina. Sabemos que atualmente há cerca de 400 brasileiros médicos formados em Cuba, no entanto, eles estão fora do mercado de trabalho. Nós precisamos do apoio dos senhores para que possam ingressar e realizarem trabalhos nas comunidades pobres.Nós temos experiência com profissionais atuando em realidade muito adversa e demos assistência à população de países como Haiti e Paquistão,” informou Kenia.
Os deputados reconheceram a necessidade de sensibilizar as autoridades e buscar solução para a questão de interesse de ambos países.