Cidadania
A coleta de testemunhos sobre vítimas da ditadura militar prossegue, na Assembleia Legislativa de São Paulo, em audiências públicas da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva, presidida pelo deputado Adriano Diogo.
. dia 9 de junho 10h
Audiência Pública sobre pessoas desaparecidas e os serviços de verificação de óbito
Para a audiência foram convidados representantes dos órgãos responsáveis pelo IML, Serviço Funerário e de Verificação de Óbito, entre outros.
Está confirmada a presença de Eliana Vendramini, promotora que investiga o caso de 3 mil pessoas, portadoras de documentos de identificação, que foram enterradas como indigentes em valas comuns da capital paulista desde o ano de 1999 até agora.
Local: Auditório Franco Montoro
. dia 11 de junho – 10h
Audiência Pública sobre o incêndio na Vila Socó, Cubatão
O incêndio que teve o maior número de vítimas fatais no Brasil aconteceu em 1984, em uma área de segurança nacional.
Para a Audiência foram convidados José Osvaldo Passarelli, Prefeito de Cubatão nomeado pela Ditadura Militar na época, e Shigeaki Ueki, Presidente da Petrobras quando da tragédia.
Foram convidados também João Batista de Andrade, autor do documentário “Cubatão Urgente”, produzido logo após o incêndio, e Diego Moura, diretor do curta-documentário “Uma Tragédia Anunciada”.
Vários jornalistas que cobriram o incêndio foram convidados. Temos a confirmação da participação de Antonio Carlos Ferreira (Tonico Ferreira) que fez matérias para a Rede Globo na época.
Sobreviventes comparecerão para prestar informações preciosas para esclarecer a verdade sobre a tragédia.
A Comissão da Verdade da OAB de Cubatão, da qual faz parte Dojival Vieira, que era vereador da cidade em 84, busca informações com o objetivo de entrar com processo junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre o caso.
Local: Auditório Paulo Kobayashi
As Audiências serão realizadas na Assembleia Legislativa de São Paulo, Av. Pedro Álvares Cabral, 201- Ibirapuera São Paulo SP.
* Todas as atividades realizadas na Assembleia Legislativa de São Paulo têm transmissão ao vivo pela internet. Acesse o link www.al.sp.gov.br/a-assembleia/tv-web* e escolha no box o Auditório onde ela está sendo realizada.
**Atenção – é necessário utilizar o navegador Internet Explorer