Campanha da Fraternidade: ato pela defesa do meio ambiente

21/03/2007 17:50:00

Os deputados Simão Pedro, líder da Bancada do PT,Sebastião Almeida (PT) e Padre Afonso Lobato (PV), realizaram nesta quarta-feira (21/3) o lançamento do texto-base da Campanha da Fraternidade 2007, como forma de incentivar a reflexão proposta pela Igreja Católica. Com o tema Fraternidade e Amazônia – Vida e Missão neste chão, a campanha discute a floresta amazônica e incentiva as comunidades a agirem na defesa do meio ambiente.

O deputado Simão Pedro enfatizou que “o tema instiga não só as comunidades como também toda a sociedade, incluindo os parlamentos e os governos, a defender o patrimônio ambiental, buscando soluções de desenvolvimento econômico, articuladas com a preservação dos recursos naturais”. Os deputados petistas Ana do Carmo, Adriano Diogo, Enio Tatto e Donisete Braga também participaram do evento.

As campanhas da fraternidade têm conseguido resultados práticos, como por exemplo, a campanha de 2005 que discutiu o tema da água e a Assembléia Legislativa e aprovou duas leis de extrema importância para a população do Estado de São Paulo: a Lei da Bacia do Guarapiranga e a Lei da Cobrança do Uso da Água, ambas visando proteger e defender o uso racional dos recursos hídricos.

Simão Pedro espera que neste ano, temas como a ocupação desordenada das encostas da Serra do Mar e da Serra da Cantareira possam ser transformados em políticas habitacionais mais eficazes.

“Os textos-base das campanhas são estudos bem feitos por especialistas e estudiosos do tema, com dados informativos e reflexões muito interessantes que nós queremos ajudar a divulgar para além dos membros das comunidades católicas”, enfatiza Simão.

O ato de lançamento do texto-base da Campanha da Fraternidade contou com o apoio do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (ConPaz), Agentes de Pastoral Negros do Brasil, Coordenação da Campanha da Fraternidade no Regional Sul 1 da CNBB e Pastoral Indiginista da Arquidiocese de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *