Carlos Neder questiona reitor da USP sobre capital privado na universidade e outros temas

09/08/2017

UNIVERSIDADE PÚBLICA

Crédito:

Na tarde de hoje a Comissão de Ciência e Tecnologia da Alesp recebeu o Marco Antonio Zago, reitor da USP. O mesmo reitor, que em janeiro deste ano quis expulsar o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade (Sintusp), instalado lá desde 1968, teve que explicar por que sindicato não pode, mas capital privado pode ocupar o campus.

Esta foi uma das indagações do deputado do PT Carlos Neder a Zago, que, entre outros assuntos, falou da instalação de um Centro de Inovação no campus ainda em 2017. O espaço receberia entrada de dinheiro do capital privado.

Neder ainda questionou Zago sobre:

– A contratação de consultoria internacional para ajudar no planejamento da USP. Para o deputado, é importante saber se houve contratação em em que pé está. Pediu que comissão recebesse relatório sobre assuto;

– Representante da Alesp em conselho da USP. Indicação do presidente da Alesp foi a do deputado Adilson Rossi. Neder defendeu vincular vaga à função de presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia para obter informações mais atualizadas sobre USP no âmbito do parlamento;

– Mudança no marco legal da ciência, tecnologia e inovação em âmbito nacional. Recolocou-se em debate papel das fundações de apoio, privadas, de direito privado. Unicamp tem uma e USP dezenas. Falta de controle sobre fundações de apoio. Neder perguntou que tipo de controle USP exerce e exercerá sobre fundações de apoio.

– Uso de espaço público para entidades privadas, como sindicatos e associações. Pediu que comissão recebesse cópia de pareceres sobre assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.