Insegurança pública
A insegurança pública toma conta da Capital paulista que tem em média um roubo a cada quatro horas
Foram registrados, nos primeiros 15 dias deste ano, 93 casos de roubos de casas em São Paulo – uma média de um a cada quatro horas. É o que apontam dados dos setores de inteligência das polícias Civil e Militar.
A maior concentração de roubos foi na Penha, zona leste. A delegacia do bairro, o 10º DP, registrou oito casos. A Zona Leste registrou um total de 49. A segunda região da cidade com mais assaltos foi a Zona Sul, com 21 casos. Depois aparecem a Zona Norte (15) e a Zona Oeste (8).
As estatísticas mostram também que a maioria dos roubos acontece à noite (41). Outro horário com muitas ocorrências é o período da manhã (24).
Em 2010, os roubos a residências somados aos furtos chegaram a 2.560 na capital -média de um caso a cada três horas e meia. Os dados agora revelados, porém, excluem os furtos – quando o assalto ocorre sem que a vítima perceba.
Para Marcos Carneiro Lima, chefe da Polícia Civil, os roubos contra residências têm sido objetivo de quadrilhas que antes atacavam estabelecimentos comerciais. O criminoso quer facilidade, uma fuga mais fácil. Num comércio, com câmeras e menos dinheiro, porque hoje muitas compras são feitas com cartões, ele está mais vulnerável. Dentro da casa, ele se sente mais seguro.
fonte: Folha de S. Paulo e O Globo