Cidades do Vale do Ribeira discutem construção partidária

15/04/2013

Caravanas 2013

Evento foi pautado por discussões estratégicas na única cidade com administração petista da macrorregião, Barra do Turvo

“Trouxemos a Caravana pra Barra do Turvo para que possamos dar nosso apoio a essa administração, que já começou com um grande desafio: implantar o orçamento participativo”. Foi assim que o coordenador da macrorregião do Vale do Ribeira, Raul Calazans, deu as boas-vindas à militância do Partido dos Trabalhadores presente na Câmara Municipal na manhã deste domingo (14/4).

A última eleição no Vale do Ribeira não foi o que o PT esperava; das 14 cidades que compõem a macro, o único candidato petista a conquistar a prefeitura foi Henrique Barbosa em Barra do Turvo. Entre as principais discussões está a criação de uma estratégia para combater o avanço tucano na região. “Com a prefeitura de Barra do Turvo, administramos apenas 3% da população do Vale do Ribeira”, avalia Calazans.

Para compor a mesa foram convidados o vereador de Itariri Josimar Teixeira – que representou todos os vereadores da macro –, a secretária de agricultura de Barra do Turvo, Rosana Abreu, a deputada estadual Telma de Souza e o presidente do PT de Barra do Turvo, Claudinei Maciel.

Diagnóstico

Após a apresentação das estatísticas recentes, o coordenador ainda ponderou: “está claro que precisamos mudar nossa política e pensar em estratégias para o Vale do Ribeira. Precisamos reformular nossas discussões, mas sempre com o foco do desenvolvimento sustentável”. O presidente do PT-SP, Edinho Silva, aproveitou para destacar que este é justamente o objetivo das Caravanas – fazer um diagnóstico da região para que se possa criar novas formas de administração, além de propostas de governo mais alinhadas com as necessidades.

Ao final das explanações, o prefeito Henrique Barbosa também apresentou sua análise da macro tendo como exemplo a cidade de Barra do Turvo. A apresentação destacou necessidades, desafios e avanços que já conseguiu alcançar nestes quatro meses de governo. “Assumi um compromisso que construímos desde a construção da campanha, instaurar o orçamento participativo. É um desafio grandioso, mas já estamos implantando”, destacou.

Além disso, o prefeito pediu ajuda da direção estadual para as dificuldades da cidade. O pedido foi formalizado por meio de ofícios entregues ao presidente Edinho Silva, que assinou na hora o compromisso.

Representações

Para ajudar a desenvolver um cenário fiel ao que ocorre no Vale do Ribeira, representantes das cidades puderam falar sobre suas impressões locais. “Estamos sentindo falta de uma integração mais efetiva das cidades da macro, em especial da juventude – que não conversa com a juventude quilombola”, ilustrou o vice-presidente do PT Sete Barras, Claudio Garrafão.

Sandra Kennedy, ex-prefeita de Registro, destacou a importância de “encantar” a militância e angariar novos integrantes para o PT. “É tarefa nossa trazer a sociedade para a política, pela mudança do nosso estado e do nosso País”. Além disso, Sandra levantou o debate sobre a vinda de presídio para o Vale do Ribeira.

fonte: Portal Linha Direta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.