Meio Ambiente
O governo estadual enviou à Assembléia Legislativa em 24/9, o Projeto de Lei Específico para a área da Represa Billings. Ela chega com um ano e meio de atraso. Havia promessa de enviá-lo em abril de 2007 e depois ficou para março de 2008; finalmente agora a Casa recebe o texto. Os deputados devem iniciar as discussões e, segundo o deputado Donisete Braga, “o ideal seria votá-lo ainda este ano. É preciso recuperar o tempo perdido”.
Ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente e relator do projeto da Guarapiranga, Donisete alertou para a ausência de fiscalização na bacia Billings. Para ele, às prefeituras caberá a implementação da futura lei e ao Estado intensificar a fiscalização das área, “inclusive com maior contingente de policiamento ambiental”, disse.
Há anos o parlamentar, que reside no ABC, reivindica mais policiamento. De acordo com ele, hoje cada policial cuida de
“Essa ausência de policiamento, associada à de fiscais do Estado e das prefeituras acaba permitindo devastação, ocupações irregulares, desmatamentos, entre outras mazelas que destroem a natureza”, alerta Donisete Braga, atual 1º secretário da Assembléia Legislativa deputado. Para ele, “faz-se necessário que, paralelamente às discussões sobre o Projeto de Lei Específica da Billings, o governo do Estado tome providências imediatas no sentido de aumentar o contingente policial na área”. Ele também defende uma integração entre prefeituras, Estado, União e sociedade civil para a recuperação e preservação da Bacia Billings.