Comissão da Verdade apresenta relatório parcial

05/12/2014

Dia 8

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” apresentará no próximo dia 08/12, a partir das 16h, o relatório parcial de suas atividades, composto pela introdução e pelas recomendações gerais. O relatório completo será entregue em março de 2015, prazo final desta Comissão.

O deputado Adriano Diogo, presidente da Comissão, junto à equipe de trabalho, já apresentou resultados parciais de suas pesquisas lançando três publicações: a Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos com decisão do caso Gomes Lund e outros vs. Brasil; a denúncia feita por presos políticos em 1975 com nome, sobrenome ou apelido de 233 torturadores intitulada “Bagulhão”: a voz dos presos políticos contra torturadores e o livro inédito Infância Roubada, sobre crianças atingidas pela ditadura, lançado em novembro de 2014.

Esta Comissão apresentará à sociedade estes resultados parciais com a consciência de que o término dos trabalhos das diversas comissões não representa um ponto final para o processo de justiça de transição. Entendemos que a interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal à Lei da Anistia (Lei 6683 de 28 de agosto de 1979), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 153, reforçou as políticas de esquecimento e de impunidade. As recomendações que serão apresentadas voltam-se para a atualidade, para a luta cotidiana pela construção de uma sociedade democrática.

Audiência Pública: Apresentação do relatório parcial e recomendações
Data: 08/12
Horário: 16h

Local: auditório Paulo Kobayashi, andar Monumental
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo-SP
A audiência terá transmissão ao vivo online pelo link:http://www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/ (selecionar o auditório Paulo Kobayashi)

8/12, às 14h: Instalação do monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos
Local: Avenida Pedro Alvares Cabral, Parque Ibirapuera, Portão 10

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *