Comissão da Verdade realiza duas atividades

27/08/2013

Nesta quarta

A Comissão Estadual da Verdade, presidida pelo deputado Adriano Diogo, realiza duas atividades programadas para esta quarta-feira (28/8).

. 11h – A Comissão recebe o jornalista e ex-preso político Emiliano José da Silva. Ele é autor dos livros Carlos Marighella: o inimigo número um da ditadura militar e Lamarca: o capitão da guerrilha.

Durante o encontro, o jornalista irá lançar sua última publicação Galeria F: Lembranças do Mar Cinzento (IV) Golpe. Tortura. Verdade.

. 14h – Audiência com Anthony W. Pereira – professor e diretor do Brazil Institute do King`s College, em Londres

Anthony W. Pereira é um especialista no estudo das ditaduras do Cone Sul e autor do livro “Ditadura e Repressão: o autoritarismo e o Estado de Direito no Brasil, Chile e Argentina” (Paz e Terra, 2010).

Nessa obra, ele se propõe a discutir as seguintes questões que serão abordadas em sua palestra: por que os regimes autoritários se deram ao trabalho de “judiciar a repressão”? Se chegaram ao poder através da força, por que não continuaram a exercê-la? Qual foi o interesse de “legalizar” a ditadura? Quais são as consequências da proximidade entre os poderes Militar e Judiciário na transição da ditadura para a democracia?

As atividades serão realizadas no auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa de São Paulo

Quinta-feira (29): audiência e exibição do filme “As Asas invisíveis do padre Renzo”

11h – audiência: casos Nelson de Souza Kohl e Luiz Carlos Almeida

Com a presença de João Luis Kohl Moreira, sobrinho de Nelson, e Angela Mendes de Almeida, que conheceu Nelson e Luiz durante sua atuação militante. (Auditório Teotônio Vilela)

14h – Exibição do filme As Asas invisíveis do padre Renzo, na sequência Debate e lançamento do livro Galeria F: Lembranças do Mar Cinzento (IV) Golpe. Tortura. Verdade (Auditório Paulo Kobayashi, piso Monumental)

* Todas as atividades realizadas na Assembleia Legislativa de São Paulo têm transmissão ao vivo pela internet. Acesse o link www.al.sp.gov.br/a-assembleia/tv-web* e escolha no box o Auditório onde ela está sendo realizada.
**Atenção – é necessário utilizar o navegador Internet Explorer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.