Comissão debate repressão policial contra movimentos sociais

29/09/2005 19:50:00

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, presidida por Ítalo Cardoso, debateu, em 29/09, a atuação da polícia em relação aos movimentos sociais, especialmente, em locais de ocupação, tendo em vista arbitrariedades e irregularidades que tem sido cometidas por policiais. Discutiram o assunto: Carlos Cardoso, promotor especial de Direitos Humanos do Ministério Público de São Paulo; Valdênia Paulino, Centro de Direitos Humanos de Sapopemba; representantes do Movimento dos Moradores Sem-Teto, da Região central da Capital; do MSTS – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto; da comunidade do Jardim Pantanal; e da Ouvidoria de Polícia do Estado de São Paulo. Ana do Carmo também participou da reunião.

Os convidados relataram casos de violência e constrangimentos que vêm sendo praticados, sistematicamente, por policiais diante da atuação dos movimentos sociais.

Hamilton Pereira falou sobre os abusos cometidos por policiais contra trabalhadores durante manifestações por melhores condições de trabalho. Ressaltou, ainda, o retrocesso da prática da polícia diante de manifestações populares, concluindo que a truculência retrata uma política de Estado do Governo Alckmin.

Finalizando os trabalhos, Ítalo Cardoso informou que a Comissão encaminhará relatório com transcrição da reunião, contendo todos os relatos e denúncias às autoridades competentes, solicitando esclarecimentos quanto aos fatos e medidas adotadas para apuração dos abusos perpetrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.