Saúde
Dr. José Manoel de Camargo Teixeira será questionado sobre os recentes incêndios que ocorreram no Hospital das Clínicas
A Comissão de Saúde e Higiêne aprovou em 19/2, requerimento do deputado Adriano Diogo, presidente da comissão, solicitando a presença do Superintendente do Hospital das Clínicas, Dr. José Manoel de Camargo Teixeira, para tratar das condições atuais de funcionamento do hospital e das recentes ocorrências de incêndio nas dependências da instituição. Estavam presentes na comissão os deputados Roberto Felício (PT), Marcos Martins (PT), Uebe Rezek (PMDB), Celso Giglio (PSDB), João Barbosa (DEM) e Valdomiro Lopes (PSB).
Em menos de 30 dias, dois incêndios provocaram pânico no HC, maior complexo hospitalar da América Latina, que atende cerca de 4 mil pessoas por dia. O primeiro incêndio ocorreu no dia 24 de dezembro, no subsolo do prédio dos Ambulatórios. Novo foco de incêndio ocorreu no dia 23 de janeiro e atingiu a sala de arquivos do piso intermediário entre o quinto e o sexto andares do prédio dos ambulatórios.
Na ocasião do segundo incêndio, ao ser questionado, Serra levantou a possibilidade de sabotagem. O presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores do Hospital das Clínicas, Itamar Fernando Marinho da Costa, não gostou das declarações e solicitou ao governador a apresentação de provas que embasassem essa acusação.
Desde 2005, o Ministério Público investiga as condições de segurança no HC. De acordo com o promotor, já foram detectados diversos problemas com o sistema de prevenção e combate a incêndios no Prédio dos Ambulatórios. Além disso, o complexo não tem documento de vistoria dos bombeiros.