EMAE – SABESP
Membro efetivo da Comissão de Finanças e Orçamento, o deputado Adriano Diogo apresentou ontem (18/11) requerimento para convocação da secretária de Saneamento e Energia do Estado, Dilma Seli Pena, para prestar esclarecimento aos parlamentares sobre a possibilidade de compra da Empresa Metropolitana de Águas e Energia, a EMAE, pela SABESP.
No entanto, a discussão sobre a convocação de Dilma Pena foi adiada porque o deputado Edson Giriboni (PV), que é da base de apoio ao governador José Serra, pediu vistas ao requerimento, que é um procedimento para adiar convocações ou convites.
Na página eletrônica da Sabesp, o Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Empresa, Rui de Britto Álvares Affonso, informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que firmou acordo de confidencialidade com a EMAE, com o objetivo de iniciar um processo de avaliação daquela empresa.
A fusão das empresas preocupa representantes dos trabalhadores das áreas de energia e saneamento, que temem demissões, e também outros setores, preocupados com a avassaladora onda de privatizações do Governo Serra. Adriano Diogo denunciou, em audiência pública realizada no último 03 na Assembleia, a intenção da EMAE de implantar a incineração de resíduos na Região Metropolitana de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Sabesp.
Dilma Seli Pena já esquivou-se de comparecer à audiência previamente agendada na Comissão de Serviços e Obras da Assembleia na última quarta-feira. O deputado Simão Pedro, presidente da Comissão, convidou a secretária para a prestação de contas de sua gestão à frente da Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo.