Comissão vota compromisso para zerar analfabetismo

18/02/2009 15:09:00

Educação

 

Ass. de Imprensa deputado Simão Pedro

Apesar de ser o estado mais rico da Federação, São Paulo concentra ainda 10% dos analfabetos do país, só perdendo para Bahia, além de ser o segundo em número de habitantes que não sabem ler nem escrever. Este dado está no alvo da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que deve votar nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, um compromisso para zerar o analfabetismo em São Paulo. 

A proposta será colocada em pauta pelo deputado estadual Simão Pedro, presidente da Comissão da Educação, e faz parte de um projeto desenvolvido pela UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação -, UPCME – União Paulista dos Conselhos Municipais – e pela representação do MEC em São Paulo.

Em 2007, os três grupos aprovaram uma moção na Conferência Estadual de Educação estabelecendo o compromisso de zerar o analfabetismo em São Paulo. Para conseguir esse objetivo, foram programadas 12 grandes reuniões com secretários municipais de educação. Nesses encontros, os dirigentes são sensibilizados a aderirem a essa causa. Desde então, já foram realizadas cinco reuniões em diversas regiões do Estado.

 Caso a Comissão de Educação aprove o compromisso, a proposta é realizar no próximo dia 4 de março um Ato na Assembléia Legislativa com os prefeitos e os secretários da educação de todo o Estado para que eles assinem uma carta-compromisso para reduzir os índices de analfabetismo em suas cidades.

 “Queremos transformar esse compromisso em uma política pública”, afirmou o deputado estadual Simão Pedro, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.