Conheça a Bancada que assume no próximo domingo

13/03/2015

PT

No próximo domingo, dia 15 de março, às 9h, os 94 deputados estaduais eleitos tomam posse no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Pelo PT, são 14 deputados, sendo oitos reeleitos e seis em primeiro mandato.

Logo após tomar posse, os parlamentares vão eleger o novo presidente e mesa diretora do Legislativo para o biênio 2015/2016.

Conheça a nova Bancada do PT:


Alencar Santana Braga
Advogado, foi vereador em Guarulhos por duas vezes. Também foi líder do então prefeito Elói Pietá na Câmara e secretário de Governo do atual prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida. Eleito para cumprir seu segundo mandato como deputado estadual, seu trabalho é focado em Educação, Esporte e Cultura. Também trabalha pela extensão do metrô e do trem até Guarulhos, na perspectiva do desenvolvimento econômico da região. Alencar Santana Braga foi líder da Bancada dos deputados do PT na Assembleia Legislativa entre março/2012 e março/2013.


Ana do Carmo
Ana do Carmo iniciou sua militância na luta sindical durante as greves trabalhistas de 1979 e 1980, quando era operária. É filiada ao PT desde sua fundação. Atua no movimento popular e de mulheres e nas lutas dos moradores por melhorias nos bairros desde os anos 70. Foi eleita vereadora em São Bernardo do Campo em 1988, quando, então, passou a intensificar seu trabalho junto ao povo pobre da cidade, que, segundo ela, forma grande parte de seu eleitorado. Reelegeu-se vereadora em 1992, 1996 e 2000. Elegeu-se deputada estadual em 2014 pela quarta vez.


Barba
Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, mora em São Bernardo do Campo. De origem humilde, foi catador quando criança; mais tarde, trabalhador no setor moveleiro e, desde 1985, é metalúrgico no ABC, onde iniciou sua militância sindical, filiando-se, mas tarde, ao PT. Estudou economia e hoje é diretor licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários). Em 2014 foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual e, na Assembleia Legislativa, vai continuar seu trabalho por desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Ele defende a participação social na construção de políticas públicas de saúde, educação, segurança, transporte e habitação.


Beth Sahão
Psicóloga e mestre em Sociologia, Beth Sahão cumpriu seu primeiro mandato como deputada estadual de 2002 a 2006. Retornou à Assembleia Legislativa em 2009, ano em que também disputou as eleições municipais em Catanduva. Em 2010, ficou como primeira suplente do PT na Assembleia, assumindo a vaga deixada pelo deputado José Candido, falecido em fevereiro de 2012. Beth Sahão é, até hoje, a primeira e única mulher a representar a região Noroeste na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Também foi a primeira mulher na história do parlamento paulista a presidir a Comissão de Agricultura do Estado.


Carlos Neder
Carlos Neder é médico formado pela USP e mestre em Saúde Pública pela UNICAMP. Exerceu quatro mandatos como vereador na Câmara Municipal de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores. Atua em movimentos populares desde os anos 70. Foi secretário municipal de Saúde durante a gestão de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo (1990-1992). Foi deputado estadual por dois períodos, entre 2005 e 2009; e entre 2010 e 2011. É autor da lei que institui os fóruns de saúde. Também é de sua autoria a lei que institui o Quesito Cor nos bancos de dados ligados ao governo estadual – uma antiga reivindicação do movimento social contra o racismo. Carlos Neder assumiu mandato em 3/1/2013. É presidente da comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa. Em 2014, foi eleito para mais um mandato como deputado estadual.


Enio Tatto
Enio Tatto é atual primeiro-secretário da Assembleia Legislastiva do Estado de São Paulo. Elegeu-se deputado estadual em 2002, 2006, 2010 e 2014. Apresentou quase 200 projetos de lei. Externou muitas iniciativas investigativas diante das ações do governo estadual, com destaque para os pedidos de CPIs da TV Cultura, do Rodoanel, da CDHU, do Metrô e da FDE. Integrou a CPI da CDHU e foi membro efetivo das comissões de Constituição e Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento e Planejamento e de Assuntos Desportivos. Democratização do Orçamento, Educação e Meio ambiente são algumas das áreas em que continuará atuando em seu quarto mandato.


Geraldo Cruz
Marceneiro por profissão, Geraldo Cruz iniciou sua militância nos movimentos da Comunidade Eclesial de Base. Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e, em 1981, do PT em Embu das Artes. Em 1982 foi eleito o único vereador do PT de Embu, integrando o primeiro grupo de parlamentares do partido no Brasil. Esteve por 14 anos no Legislativo Municipal (1982-1988, 1989-1992 e 1997-2000). Em 2000, foi eleito prefeito de Embu e, em 2004, reeleito. Em 2011, assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual, reeleito em 2014. Saúde, educação, transporte e segurança são suas prioridades de mandato.


João Paulo Rillo
Iniciou sua militância no movimento estudantil. Com apenas 18 anos, foi eleito presidente do diretório do PT de São José do Rio Preto. Em 2005, Rillo foi eleito vereador e, em 2008, ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de Rio Preto. Trabalhou como Assessor Especial do Ministério do Turismo até março de 2010. Em 2011, assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual. Foi indicado Líder da Minoria da Assembleia Legislativa, responsável por coordenar as ações de uma bancada de mais de 30 parlamentares em oposição ao governador Geraldo Alckmin. Presidiu a Comissão de Educação e Cultura, integra o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e as Comissões de Justiça e Redação, de Finanças, Orçamento e Planejamento, e a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”.


José Américo
Eleito em 2014 para o seu primeiro mandato como deputado estadual pelo PT, José Américo é jornalista. Trabalhou em diversas publicações paulistanas. Foi vereador por quatro mandatos, sendo que no último assumiu a presidência da Câmara Municipal de São Paulo por dois anos (2013 e 2014). Américo também foi secretário de Abastecimento e de Comunicação da Prefeitura de São Paulo na gestão Marta Suplicy e secretário de Comunicação em Mauá, no ABC paulista. Na Assembleia Legislativa de São Paulo pretende atuar nas áreas de transporte metropolitano e intermunicipal, educação – especialmente em nível profissionalizante – e habitação popular.


Luiz Fernando Teixeira Ferreira
Luiz Fernando Teixeira Ferreira é empresário e ingressou na vida pública aos 23 anos, quando foi eleito vereador no município de Casa Branca, no interior do Estado. Atualmente reside em São Bernardo do Campo e, há alguns anos, preside o São Bernardo Futebol Clube (Tigre). Junto com a prefeitura de São Bernardo (gestão Luiz Marinho) criou o Projeto Tigrinho, de cunho esportivo. Defende políticas públicas que protejam e assegurem os direitos das famílias, das mulheres e dos jovens e, como deputado, pretende se dedicar às áreas de esporte, educação, habitação, segurança e emprego.


Luiz Turco
Luiz Turco iniciou sua militância na Igreja Católica. Trabalhou em indústrias do ABC, época em que ajudava na organização da oposição metalúrgica de São Caetano do Sul. Um dos fundadores do PT, Turco foi indicado pela região do ABC para integrar o Diretório Estadual do partido durante 17 anos. Coordenou campanhas nacionais, estaduais e municipais. Atualmente é presidente do PT de Santo André. Eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual, pretende atuar nas áreas de mobilidade urbana, assuntos desportivos, educação , cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.


Marcia Lia
Márcia Lia é de Araraquara. Formada em Direito e História, tem uma trajetória de luta pela participação popular e pela justiça social. Entrou para a vida pública em 2001, mesmo ano em que assumiu a Coordenadoria de Participação Popular no governo do PT da cidade. Assumiu o cargo de vereadora em 2008 e foi candidata a prefeita de Araraquara em 2012, ficando em segundo lugar. Agora, eleita deputada estadual Márcia vai apresentar propostas voltadas a abrir espaço para a participação popular. Atuará na defesa das reformas política, agrária e urbana, bem como a agricultura familiar. Faz parte de suas metas a instituição de programas destinados à qualidade de vida da mulher.


Marcos Martins
Marcos Martins é o 4º secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ele cumpre seu segundo mandato como deputado estadual. É administrador de empresas foi vice-presidente da Câmara Municipal de Osasco. Foi vereador por cinco mandatos consecutivos e um dos fundadores do PT na cidade. Atua no movimento sindical há 30 anos e foi um dos fundadores da Regional de Osasco do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da qual se tornou coordenador em 1979. Em sua atuação parlamentar no âmbito municipal, é autor de leis como as de zoonoses, do banimento do amianto, da agricultura urbana, do gás, entre outras.


Professor Auriel
O Professor Auriel nasceu em São Paulo, mas reside em Guarulhos desde o primeiro ano de vida. Formado em Matemática, lecionou em escolas estaduais (1988 a 2005) e como professor efetivo da rede municipal de São Paulo (atualmente licenciado). No final da década de 80, iniciou sua militância política na Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo) em defesa do ensino público. Em 1996, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Eleito vereador pela primeira vez no ano 2000, foi reeleito em 2004, 2008 e 2012. Em quase 14 anos na Câmara Municipal de Guarulhos, exerceu as presidências das Comissões de Finanças e Orçamento por sete anos e de Educação e Cultura. Foi líder da bancada de vereadores do PT por oito vezes. Em 2014, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual e pretende atuar na Educação, Mobilidade Urbana e Saneamento.

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.