Domingo, 3 de junho
A 7ª Edição do Abraço à Guarapiranga integra a programação oficial da Virada Sustentável 2012. O Abraço será neste domingo, 3 de junho, simultaneamente em três pontos às margens da represa. (veja programação abaixo)
O Abraço à Guarapiranga pretende novamente chamar a atenção da população e dos órgãos públicos para a degradação dos mananciais e o risco de colapso no sistema de abastecimento de São Paulo.
Os organizadores enfatizam que será uma demonstração de carinho para com a represa e também uma manifestação de indignação, já que o crescimento desordenado das cidades da Região Metropolitana de São Paulo, as ocupações irregulares, os desmatamentos e o despejo de esgotos e resíduos, comprometem a capacidade de produção, armazenamento, tratamento e distribuição da água, colocando em risco toda a população da Região Metropolitana de São Paulo.
Os mananciais de São Paulo também sofrem ameaças com a implantação de obras como o Rodoanel, que, entre outros problemas, provocou desmatamento e induziu à ocupação irregular, além de não ter implantado as compensações previstas no processo de licenciamento ambiental.
PT defende proteção aos mananciais
Os deputados do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo são autores de vários projetos de lei que asseguram proteção aos mananciais.
Recentemente, a Comissão de Finanças aprovou projeto de autoria do deputado Enio Tatto que autoriza o governo do Estado a adotar medidas compensatórias para os municípios possuidores de áreas de mananciais de qualquer natureza. As compensações deverão se concretizar na aplicação de recursos financeiros a serem investidos na infraestrutura no município, e devem ser viabilizadas por meio de convênios firmados entre o Estado e os municípios.
Para Enio Tatto, um dos principais objetivos por trás dessa legislação é alterar a forma como empresários, gestores públicos e a população utilizam a água doce, induzindo um uso mais racional do recurso, para que índices como os de desperdício e contaminação caiam, e os de abastecimento, saneamento e pureza, subam.
Ainda, segundo o deputado, “o descaso com a gestão integrada dos recursos hídricos do país sempre foi uma característica da legislação brasileira. A primeira lei sobre o assunto, o Código de Águas, de 1934, priorizava a utilização dos rios brasileiros para a produção de energia elétrica. Não valorizava os demais usos possíveis para a água, como o abastecimento público”.
Programação de domingo, 3 de junho:
O Abraço à Guarapiranga acontecerá simultaneamente em três pontos às margens da represa:
Parque da Barragem – Av. Atlântica, altura do nº 1.200, em frente ao 102º DP, Capela do Socorro
. A partir das 9h30 – Oficinas ambientais, atividades culturais, plantio e distribuição de mudas
. 12h – Abraço Simbólico à Guarapiranga
Parque Ecológico do Guarapiranga – Estrada da Riviera, nº 3.286 – Bairro da Riviera Paulista, Jardim Ângela – M`Boi Mirim
. 8h – Saída de caminhadas das Paróquias da Região em direção ao Parque Ecológico do Guarapiranga
. 10h – Celebração de Missa Campal no Parque Ecológico do Guarapiranga e Plantio de mudas
. 12h – Abraço simbólico à Guarapiranga
Solo Sagrado – Estrada do Jaceguai, em Parelheiros
. 9h – Oficinas e atividades ambientais; limpeza da orla; filmes ambientais (Ecomovie)
. 12h – Abraço Simbólico à Guarapiranga
Mais informações no site dos organizadores: www.mananciais.org.br