CPI

Há um mês da instalação da CPI da Bancoop, o PT resiste às manobras regimentais da maioria e os trabalhos e deliberações não acontecem.
Em reunião nesta terça-feira (20/4), a base governista reiterou o pedido de vistas ao primeiro requerimento protocolado pelos deputados do PT, que convoca os principais personagens da CPI: o promotor Carlos Blat e o ex-presidente da Cooperativa, João Vaccari.
Os petistas novamente argumentaram da necessidade do presidente da CPI apresentar um roteiro de procedimentos e definir um cronograma de trabalho da CPI , mas as sugestões não foram acatadas.
Diante da falta de entendimento, o deputado Vanderlei Siraque pediu vistas a todos os 43 requerimentos apresentados na pauta. Houve protestos e apelos para construção de um acordo, os trabalhos foram suspensos por cinco minutos, na tentativa de negociação.
O deputado petista Vicente Cândido insistiu na proposta de definir o calendário de trabalho, ponderou que a ordem das convocações de depoentes, análise de documentos e oitivas seriam decididos a partir de um cronograma elaborado e aprovado pelos integrantes da CPI. Como a proposta foi rechaçada, o PT manteve o pedido de vistas, que é um instrumento regimental.
Siraque chamou atenção dos parlamentares quanto ao foco do CPI e mencionou um requerimento que propõe a convocação da atriz Débora Secco, cujo o pai esteve citado numa reportagem da revista Veja, como sendo investigado pelo MP do Rio de Janeiro.
Nós não podemos fazer pirotecnia, temos que ter respeito pela Assembleia e pela CPI, se formos convocar celebridades, teremos que instituir a sala de autógrafos, ironizou
Base Regimental
Ainda nesta sessão, o presidente da CPI, atendendo a pedido do deputado Siraque, leu resposta da questão de ordem, (questionamento sobre os procedimentos) apresentado pelo PT, em 8 de Abril, quanto contestou a manobra de encaminhamento e deliberação de requerimento verbal em desobediência ao rito regimental.
O documento protocolado pelo PT foi analisado pela Procuradoria da Assembleia Legislativa que acatou a análise da oposição e reiterou a obrigatoriedade do requerimento a ser encaminhado aos integrantes e publicado com antecedência de 24 horas da reunião da comissão.
Ao final da sessão, Vicente Cândido justificou para a imprensa o pedido de vista como uma reação à ação governista ao não acatar a proposta da oposição e querer impor a deliberação da maioria. Nós temos de lembrar que a CPI deve ser como parâmetro aos ritos regimentais como é no Congresso Nacional.