CPI da Pedofilia
A CPI da Pedofilia aprovou, nesta terça-feira (11/5), requerimentos convidando para prestar esclarecimentos o procurador Paulo Afonso Garrido de Paula; o prefeito de Porto Ferreira, Maurício Rasi; o delegado José Mariano de Araújo, especialista em internet; o Dr. João Augusto Figueiró, do Fórum da Primeira Infância; e o promotor José Carlos Blat.
Também foram aprovados requerimentos solicitando informações à Secretaria de Assistência Social, à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, à Secretaria da Saúde, à Secretaria da Educação e ao Ministério do Turismo. O objetivo é levantar os índices de crimes de pedofilia no Estado e saber quais são os serviços e políticas públicas disponíveis, hoje, às vítimas de pedofilia e no combate a esse tipo de crime.
A deputada do PT Beth Sahão, relatora da CPI, solicitou agendamento de visita ao Hospital Pérola Byington, para conhecer de perto o Programa Bem-me-Quer, que reúne entidades e secretarias estaduais para oferecer um atendimento amplo às vítimas da violência, incluindo aspectos médicos, psicológicos e jurídicos.
O deputado José Bruno, presidente da CPI, propôs para a próxima semana uma ida à Brasília para conhecer o trabalho da CPI da Pedofilia no Congresso.
Também foi discutido, durante a reunião, o papel dos Conselhos Tutelares no apoio às vítimas de pedofilia. Há uma necessidade urgente de capacitação dos Conselhos Tutelares, afirmou a deputada Beth Sahão.
A próxima reunião da CPI vai acontecer no dia 25 de maio às 11h.