Educação
A atividade ocorrerá na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região, nos dias 19 e 20 de abril
Nos próximos dias 19 e 20 de abril, a Central Única dos Trabalhadores Estadual São Paulo (CUT/SP) promove a sua 1ª Conferência Livre da Educação, em preparação à segunda Conferência Nacional de Educação (Conae) que será entre 17 e 21 de fevereiro de 2014.
A atividade, organizada pelo movimento cutista, ocorrerá na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região, à Rua Tabatinguera nº 192, no centro paulistano. A abertura terá a presença de Aloizio Mercadante, ministro da Educação, que participará da mesa A conjuntura nacional e os desafios da educação brasileira
A ação faz parte de uma das deliberações aprovadas no 13º CECUT Congresso da CUT Estadual São Paulo, em 2012, e tem como lema A CUT na Luta por uma Educação Pública de Qualidade para a Classe Trabalhadora.
A CUT defende e cobra do poder público, entre outras bandeiras, um maior financiamento para a educação pública no Brasil, valorização dos docentes e ampliação do acesso. Para avançar nesta luta, a Central participou ativamente de todas as etapas da 1ª Conferência Nacional de Educação, em 2010, e faz parte da organização da 2ª Conae 2014, que vai ocorrer em Brasília.
Segundo o dirigente da Apeoesp e vice-presidente da CUT/SP, Douglas Izzo, este será um encontro de suma importância que trará benefícios a toda a sociedade. Queremos discutir a educação com os trabalhadores (as), já que os problemas educacionais perpassam por todas as categorias. Vamos organizar a nossa base cutista para todas as etapas da Conae, convocada pelo Ministério da Educação. A classe trabalhadora estará mais bem preparada para elaborar e apresentar de forma unificada propostas às conferências locais e intermunicipais, que culminarão na etapa nacional, afirma.
Na abertura das atividades, estarão presentes os presidentes da CUT Nacional, Vagner Freitas, e o da CUT Estadual, Adi dos Santos Lima. A conjuntura nacional e os desafios da educação brasileira e O Papel dos movimentos sociais na luta por uma educação pública de qualidade no Estado de São Paulo serão os eixos das mesas de debate.
As inscrições vão até o próximo dia 16 de abril e podem ser feitas pela Secretaria Geral da CUT/SP, pelo emailsgeral@cutsp.org.br ou bernadete@cutsp.org.br.
Confira a programação:
19 de Abril de 2013 Sexta-Feira
Credenciamento: 17h às 19h
Coquetel: 18h00 às 19h00
Abertura: 19h00
19h40: Mesa A conjuntura nacional e os desafios da educação brasileira
20 de Abril de 2013 Sábado
Credenciamento: 08h30 às 11h
09h30: Mesa Papel dos movimentos sociais na luta por uma educação pública de qualidade no Estado de São Paulo
12h30: Almoço
14h: Grupos de Trabalho
17h: Encaminhamentos
18h: Encerramento
fonte: CUT-SP