Debate: Educação Física como disciplina de inclusão

27/08/2008 14:56:00

Até 28 de agosto

Crédito:

 

 

O Seminário “As conquistas da Educação Física” que acontece na Assembléia Legislativa, até quinta-feira (28/8), debate as responsabilidades da disciplina como inclusão e exclusão social, por profissionais qualificados da área.

Na abertura, em 26/8, o deputado Roberto Felício, líder da Bancada do PT na Assembléia Legislativa, abriu o seminário dizendo que aquele era um espaço importante para que os profissionais da área de educação física pudessem se reunir e discutir. “A educação física é tão importante quanto qualquer outra disciplina”, ressaltou.

Um dos assuntos abordados durante o encontro do primeiro dia foi a implementação das aulas de educação física para alunos do período noturno, que hoje não é obrigatória. “É primordial que seja colocada na grade da educação noturna essa matéria, pois esses estudantes necessitam da disciplina como os outros”, falou Maria Izabel, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

O palestrante José Guilmar Mariz de Oliveira, diretor do Instituto de Cinesiologia Humana de São Paulo, abordou assuntos polêmicos em sua apresentação. Ele afirmou que a Educação Física nada tem a ver com esporte. “Elas são manifestações distintas. Enquanto uma evita a competição, a outra estimula”, disse.

Segundo ele, o modelo atual da prática de educação física não está dando certo, e um dos motivos é o fato de as pessoas confundirem-na como uma prática de esporte ou lazer, e não uma educação dos movimentos do corpo.

Uma possível solução para o problema, de acordo com Oliveira, seria mudar a forma como as pessoas vêem a disciplina, a começar pelo seu nome, que deveria ser cinesiologia humana, ou seja, o estudo do movimento humano. “Somente com uma mudança na visão das pessoas sobre a educação física é que conseguiremos saber a real importância dela na vida dos alunos, nas escolas e, conseqüentemente, na qualidade de vida”, afirmou.

Ciência factual e social

O professor João Batista Tojal, coordenador da UniPiaget ” Brasil, falou sobre o tema Trabalho e sociedade: a contribuição do profissional de educação física. Iniciou separando o conhecimento nas categorias de vulgar ou popular e científico. Segundo ele, as ciências formais, nas quais se incluiriam a lógica e a matemática, são ciências em que não se discute, tendo de ser aceitas sem críticas, e as factuais nascem dos fatos, nelas se incluindo as ciências naturais (física, química, biologia, entre outras), e as ciências sociais (antropologia, direito, economia, política, sociologia, etc).

A educação física, enquanto ciência, surge dos fatos, portanto é uma ciência factual e, trabalhando com o conhecimento do ser humano e da sociedade, é social. Segundo Tojal, para atuar na área da educação física são necessários recursos humanos, que englobam desenvolvimento físico, capacitação técnica, espaços físicos, equipamentos e materiais. Destaca que a intervenção de um profissional do setor deve ser no sentido de prevenir, promover, proteger e reabilitar a saúde.

“Considerando que o ser humano é complexo, a educação física deve trabalhar capacidades, qualidades e possibilidades visando desenvolver cultura, na busca de preparar o indivíduo para conviver com toda a sua complexidade humana. Hoje, a pessoa é vista de forma integral, portanto deve-se trabalhar corpo, alma e desejo. O desejo é a parte principal e é ele que trabalho. O papel do profissional de educação física é proporcionar ao indivíduo uma vida melhor consigo mesmo e com a sociedade. Para isso é preciso identificar, diagnosticar, prescrever, planejar e avaliar. Ou seja, quem é o sujeito, o que ele deseja, o que fazer para obter o que quer e como fazê-lo, e depois refazer o diagnóstico”, declarou.

O seminário prossegue nesta quinta-feira, 28/8:

9h – Esporte e Sociedade: a contribuição da Educação Física

Professor Doutor Antonio Carlos Simões

Escola de Educação Física e Esporte da USP

10h – Lazer e Sociedade: a contribuição da Educação Física

Professor Doutor Luiz Gonçalves Junior

Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos

14h – Saúde e Sociedade: a contribuição da Educação Física

Professor Doutor Daniel Carreira Filho

Reitor do Módulo Caraguatatuba da UNICSUL

15h – Educação e Sociedade: a contribuição do professor de Educação Física

Professor Doutor Walter Roberto Correia

Escola de Educação e Esporte da USP

16h30 – Solenidade de Encerramento

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *