A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa confirmou que o delegado-corregedor da Polícia Civil de São Paulo, José Antonio Ayres de Araújo e a delegada da corregedoria, Cintia Maria Quaggio, prestarão esclarecimentos aos deputados nesta quarta-feira (27/6). Eles darão explicações sobre o andamento das investigações referentes ao suposto esquema de propinas pagas às delegacias de São Paulo para acobertar o funcionamento de máquinas caça-níqueis.
Em requerimento, o deputado Vanderlei Siraque, na semana passada solicitou a convocação dos delegados, assim como a presença do presença do advogado Jamil Chokr, flagrado no dia 25 de maio transportando 40 envelopes enumerados com a inscrição DP (uma possível referência a Distrito Policial), que totalizavam R$ 38 mil.
Para o deputado Vanderlei Siraque se torna mais do que necessária e rápida a investigação e a punição dos envolvidos no escândalo, devido a extrema gravidade da situação, onde há suspeita de grande parte das delegacias terem sido corrompidas pelo crime organizado. “Uma instituição que deve transbordar idoneidade não pode ser manchada pelo mal-comportamento de alguns irresponsáveis”, analisa.
O deputado Vanderlei Siraque está coletando assinaturas junto aos deputados para protocolar pedido da CPI dos caça-níqueis. Até o momento, já foram colhidas 24 assinaturas.
A reunião da Comissão de Segurança acontece, a partir das 15 horas, no plenário José Bonifácio (1º andar) Assembléia Legislativa de São Paulo.