Segurança
Os delegados de polícia do Estado de São Paulo estão dando um prazo de 10 dias ao governo Serra para sancionar o projeto de reestruturação da categoria. A decisão foi deliberada
A categoria está descontente com o descaso do governo do Estado, que até o momento não apresentou nenhuma proposta concreta. Temos mantido reuniões com o secretário e apresentado nossas reivindicações, estamos fazendo a nossa parte. O governo tem a maioria na Assembleia e pode aprovar o que quiser em menos de 10 dias. Estamos preparados para tudo e a greve não está descartada, alerta Marilda Pansonato Pinheiro, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo ADPESP.
A categoria aprovou o estado de mobilização e manteve a Assembléia Permanente, manobra que possibilita a diretoria da entidade decretar greve a qualquer momento.
Representantes da ADPESP distribuíram carta (leia abaixo) aos líderes de todos os partidos na Assembleia Legislativa, durante a reunião do Colégio de Líderes, nesta terça-feria. No documento, os delegados solicitam apoio dos deputados ao Projeto de Reestruturação da Polícia Civil, apresentado pela Delegacia Geral, e informam o prazo de 10 dias para aprovação pelo Parlamento e respectiva sanção do governador do Projeto de Reestruturação da Polícia Civil, em sua integralidade.
O projeto de reestruturação de carreira que está na Assembleia Legislativa prevê a extinção de alguns cargos, a remodelação de atribuições, a disposição dos cargos da polícia civil em quatro categorias (inicial, intermediária, final e especial) e versa ainda sobre promoções e aumentos salariais.
A categoria nega caráter político na manifestação e exalta o fato de 400 delegados terem participado da Assembleia Geral da categoria, como prova de força. Existem 3.313 delegados da polícia civil em todo o Estado.
Leia, a seguir, a carta da ADPESP:
São Paulo, 9 de março de 2010
Excelentíssimo Senhor Deputado
Na data de ontem (8 de março) foi realizada Assembleia Geral Extraordinária dos associados desta entidade de classe, com a presença de mais de 400 (quatrocentos) Delegados de Polícia, ocasião em que foi deliberado e aprovado o seguinte:
1) Atuação conjunta com o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo no movimento reivindicatório;
2) Apoio ao Projeto de Reestruturação da Polícia Civil, apresentado pela Delegacia Geral, anexo a este;
3) Prazo de 10 (dez) dias para aprovação pela Alesp e respectiva sanção governamental do Projeto de Reestruturação da Polícia Civil, em sua integralidade, conforme o item 2;
4) Decretação de Assembleia Geral Extraordinária Permanente com Estado de Mobilização para a tomada de medidas necessárias, caso o pleito dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo não seja atendido.
Colocando-nos à inteira disposição para possíveis reuniões para tratar do assunto.
Respeitosamente,
Dra. Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro
Presidente da ADPESP