Deputada adere à Hora do Planeta e articula adesões contra aquecimento global

22/03/2010 13:16:00

27 de março

 

Este é o segundo ano consecutivo em que a parlamentar se envolve no movimento, que acontecerá em todo o mundo, no próximo dia 27.  Luzes serão apagadas, das 20h30 às 21h30.

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi formalizou sua adesão à Hora do Planeta e está empenhada em articular novas participações para fortalecer o movimento de combate ao aquecimento global, que acontece no próximo dia 27, das 20h30 às 21h30. A parlamentar defende a participação oficial do Estado de São Paulo e da Assembleia Legislativa. Também tenta sensibilizar as prefeituras da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, que ainda não aderiram ao evento, conforme informações do site http://www.horadoplaneta.com.br/.

 

Promovida pelo Instituto WWF, a Hora do Planeta é uma mobilização de alerta contra o aquecimento global, que propõe a todos – cidadãos, empresas, cidades – que apagam as luzes ao mesmo tempo, durante uma hora.  “É um ato simbólico que ganha força em todo o mundo. A primeira participação do Brasil, em 2009, já foi um sucesso. Milhares de residências e ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por 60 minutos”, destaca a deputada Prandi.

A exemplo do que fez no ano passado, a deputada Prandi encaminhou apelo ao governador José Serra, ao presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, e ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antônio Carlos Viana Santos. Também enviou ofícios aos prefeitos da região e do Vale do Ribeira, enaltecendo a importância do alerta contra as mudanças climáticas.

Membro da Frente Parlamentar Pró-Agenda 21, Prandi afirma que a atitude simples de apagar as luzes pode fazer grande diferença. “A cada dia estamos constatando como são grandes as consequências do aquecimento global para as nossas vidas. É preciso mostrar nossa indignação. O movimento Hora do Planeta é um ato pacífico, uma atitude cidadã, a maneira de cada um dizer que deseja viver em um mundo melhor”.

Para aderir, basta se registrar no site http://www.horadoplaneta.org.br/ e apagar as luzes na data e horário combinados. “Estaremos unidos a milhões de pessoas, das mais diferentes nacionalidades, nos mais distantes pontos do mundo, em torno de uma causa. É emocionante consagrarmos essa união momentânea” afirma Prandi.

HISTÓRIA

Este é o quarto ano consecutivo da Hora do Planeta. O evento começou em Sydney, em 2007, quando 2 milhões de pessoas apagaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram dessa ação e, em 2009, a Hora do Planeta atingiu 1 bilhão de pessoas em mil cidades. Entre 20h30 e 21h30, no horário local, apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros destaques.

Além das expectativas para que o número de adesões seja ainda maior em 2010, a novidade dessa edição é a ursa panda Mei Lan, da China, que foi nomeada Embaixadora Mundial da Hora do Planeta, por conta do Ano Internacional da Biodiversidade, da ONU.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.