Deputada discute escola técnica de Hortolândia

03/10/2007 15:43:00

Educação

Crédito:

 

Preocupada com a qualificação dos jovens de Hortolândia, a deputada estadual Ana Perugini (PT) esteve nesta terça-feira (02/10) na Escola Técnica Estadual de Hortolândia, instituição vinculada ao Centro Paula Souza para solicitar a ampliação do número de vagas e de cursos no local. Presentes a reunião, estavam o gerente regional do Centro Paula Souza, Celso Antonio Gaiote, a diretora da escola, Aparecida Girardi, a secretária municipal de Educação, Jacyra Aparecida Santos de Souza e representantes da IBM Brasil Ltda, entre elas a gerente de Projetos Especiais, Sirlene Toledo.

 

De acordo com a deputada, a escola deve manter contato direto com as empresas locais para conhecer a demanda das vagas de trabalho que têm sido criadas na cidade. “Temos empresas importantes de Tecnologia da Informação e de outras áreas que oferecem vagas que não são preenchidas por moradores de Hortolândia por falta de qualificação”, analisou a deputada.

 

A informação foi confirmada pela representante da IBM. Segundo Sirlene, a falta de qualificação é um problema que se verifica no país, uma vez que os cursos oferecidos pelas escolas públicas acabam não suprindo a demanda. Segundo ela, pesquisas apontam que atualmente as empresas no Brasil oferecem 20 mil vagas na área de Tecnologia da Informação. Somente em 2006, a empresa contratou 2,5 mil pessoas, número que deve se repetir em 2007.

 

Segundo Jacyra, a Secretaria de Educação vai consultar outras empresas da cidade para que seja possível traçar o perfil da necessidade de profissionais necessários e, assim, sugerir a implantação de novos cursos destinados a essa demanda.

 

Atualmente a unidade Hortolândia atende 744 alunos e disponibiliza quatro cursos técnicos: Nutrição e Dietética, Secretariado, Administração e Informática. Para 2008, a expectativa é atender 1560 alunos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *