Homenagem
É um momento de festa e de luta, em que juntos reafirmaremos o compromisso com a defesa da Educação. Assim a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) define a sessão solene que acontecerá amanhã, às 10 horas, no Parlamento Paulista, para comemorar o Dia do Funcionário da Educação.
A iniciativa da homenagem é da parlamentar, autora da Lei 12.898/2008, que inclui a data festiva no calendário oficial de comemorações do Estado. A Macorregião da Afuse, o sindicato da categoria, organizou uma caravana para participar do ato.
Apenas na rede estadual de ensino, são quase 50 mil os trabalhadores em educação não-docentes. É o justo reconhecimento a esses profissionais que, com o seu trabalho, nos mais diversos cargos e estruturas, tornam possível o funcionamento das escolas e das diversas repartições da Educação, afirma Prandi.
A proposta de instituir o Dia do Funcionário da Educação nasceu de uma parceria com a Afuse, que será homenageada pela deputada. A luta em defesa dos funcionários é, também, uma luta em defesa da Educação. A Afuse é parceira no esforço para conquistarmos uma Educação democrática, inclusiva e cidadão.
Para a deputada Prandi, educadores são todos aqueles que, direta ou indiretamente, propiciam, favorecem e apóiam os processos de ensino e aprendizagem. Os trabalhadores da educação não-docentes precisam ser reconhecidos nesta dimensão. É com este enfoque que serão homenageados. Temos que identificar e valorizar o protagonismo dos funcionários, enfatiza a deputada.
Ao destacar o Dia do Funcionário da Educação como sendo, também, um dia de luta, a deputada Prandi lembra que a categoria apresenta reivindicações históricas, por salários dignos, condições adequadas de trabalho e um plano de cargos, salário e carreira que propicie a evolução funcional, acompanhada da justa remuneração.