Deputada petista lança frente Parlamentar dos Direitos das Mulheres

19/06/2007 07:50:00

A deputada estadual Ana Perugini (PT) lança nesta quarta-feira (20), na Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. O objetivo é ampliar a discussão da participação da mulher na sociedade nos diversos aspectos do relacionamento humano, político, familiar e de trabalho.

De acordo com a proposta, o objetivo é, por meio de trabalhos, pesquisas e palestras, promover e fortalecer cada vez mais a participação da mulher no cenário nacional. Para a deputada Ana Perugini, um dos fatores que dificulta as ações das mulheres na sociedade é o obstáculo histórico que impede que elas participem e interfiram diretamente como agentes sociais e políticos. “Muito se fala no desdobramento da mulher moderna que se divide entre trabalho, casa e filhos, como se isso fosse realmente responsabilidade da mulher. Ocorre que para que possamos viver numa sociedade igualitária, a discussão de gênero e suas responsabilidades é uma necessidade real. Só assim deixaremos de lutar por cotas e a mulher não terá remorsos para seguir e ocupar os espaços na sociedade”, salienta a deputada.

Na justificativa do Projeto de Resolução que resultou na Frente Parlamentar, Ana cita que a desigualdade de gênero é, por vezes, violenta, e mais que o corpo, a violência atinge a alma, destrói sonhos e acaba com a dignidade das mulheres. Violência essa que se expressa não só fisicamente, mas, também de forma psicológica em que a mulher é vitimada por meio de agressões verbais repetidas que abalam a auto-estima, a moral, a violência no trabalho, em que o agressor é o chefe que usa de sua relação de poder para obrigá-la a fazer algo que não seja de sua vontade, a violência institucional praticada nos órgãos prestadores de serviços públicos e perpetrada por agentes que deveriam proteger mulheres vitimadas, garantindo-lhes atenção humanizada, preventiva e também reparadora de danos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.