Deputada quer detalhes sobre denúncia de cartelização no setor da laranja

26/04/2010 13:44:00

Cartel nos laranjais

 

A deputada estadual Beth Sahão aprovou, na Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia Legislativa, da qual é vice-presidente, dois requerimentos. Num deles, Dino Tofini, ex-empresário do setor de suco de laranja, é convidado a dar esclarecimentos sobre denúncia de possível ação de cartel no setor da laranja. No outro, solicita informações ao CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica sobre o assunto.

Beth quer que Tofini esclareça todas as denúncias feitas pelo ex-empresário do setor, em reportagem no jornal Folha de São Paulo, de 15 de março passado. Sob o título “Ex-fabricante de suco revela ação de cartel”, a reportagem traz detalhes apresentado pelo ex-empresário de como surgiu e como operava o cartel da indústria de suco de laranja do qual participou e ajudou a montar no início da década de 90.

Ex-dono da CTM Citrus, Tofini afirmava na matéria que ganhou muito dinheiro com a combinação de preços para a compra da laranja e também para a venda do suco no mercado internacional. “Os pequenos e médios produtores têm sofrido demais com as imposições dos empresários. Queremos com esse depoimento esclarecer a situação e encontrar alternativas para o setor”, afirma a deputada.

Segundo Beth, o que se vê hoje também é o estabelecimento de um preço padrão da caixa de laranja, o que prejudica toda a cadeia produtiva. “Muitas vezes, um coletor não chega a ganhar um salário mínimo. Essas ações acabam por desestimular uma cultura mais diversificada em nosso Estado, pois, o produtor não consegue nem cobrir os custos da produção”, lamenta.

Apesar de hoje o setor da laranja não ter a mesma força que na época a que se refere o ex-empresário, a deputada entende que ainda existem muitos produtores. “É preciso dar voz a essa cultura e fortalecê-la, porque ainda emprega milhares de trabalhadores”, ressalta.

O depoimento de Tofini está marcado para o próximo dia 28. Mas a secretaria da Comissão de Agricultura, da qual a deputada Beth é vice-presidente, ainda aguarda confirmação da presença do empresário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.