Deputada solicita informações das medidas adotadas pelo Estado para evitar Gripe A (suína)

06/05/2009 14:41:00

Gripe A

A deputada estadual Beth Sahão protocolou dois requerimentos, um encaminhado à Comissão de Saúde e Higiene e outro à Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa de São Paulo, em que solicita informações detalhadas sobre as medidas e ações adotadas pelas secretarias de Estado da Saúde e de Agricultura e Abastecimento quanto à gripe A (suína) em território paulista.

Os dois documentos devem votados pelas respectivas comissões e, se aprovados, serão encaminhados aos secretários João de Almeida Sampaio Filho (Agricultura e Abastecimento) e Luiz Roberto Barradas Barata (Saúde e Higiene).

Beth foi a primeira a levar o assunto ao Parlamento Paulista. A deputada é integrante da Comissão de Agricultura da Casa e afirma que as informações são essenciais para que possa haver colaboração da Assembléia com a questão. “Precisamos de todos os dados e de forma detalhada. Se for necessário, os secretários podem convocar uma reunião para explicar pessoalmente”, afirma a deputada.

No plano federal, os ministérios da Saúde e de Agricultura criaram um gabinete de emergência da doença. O grupo é formado por autoridades das duas pastas e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e se reúne diariamente para acompanhar a evolução da gripe A (suína) e discutir medidas de prevenção.

A cada dia cresce o número de casos suspeitos e de países em estado de alerta. A OMS (Organização Mundial de Saúde) já fala até mesmo em pandemia. Informações divulgadas hoje pelo órgão das Nações Unidas são de que apenas o continente africano está livre da doença, pelo menos por enquanto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *