Deputado Alencar Santana Braga é eleito novo líder da Bancada do PT

28/03/2017

NOVO LÍDER DO PT

Crédito: Katia Passos

Deputado Alencar Santana Braga oficialmente eleito novo líder da Bancada do PT

Com marcante atuação no setor de políticas para Juventude, Alencar é eleito líder da Bancada do PT na Alesp pela segunda vez.

Advogado de formação, envolvido com as causas políticas e sociais desde jovem, o deputado Alencar Santana Braga foi eleito na tarde desta terça-feira, 28/03, líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa paulista para o biênio 2017-2018.

É a segunda vez que o deputado exerce a função. Nos anos de 2012-2013 teve sua primeira experiência. Alencar foi eleito por unanimidade pelos colegas para suceder o deputado estadual José Zico Prado, que lhe entregou o cargo oficialmente nesta tarde, fazendo referência ao trabalho de união da Bancada do PT, mesmo nos momentos de divergência “estamos juntos na construção de uma sociedade mais justa e mais igualitária, é isso que nos une”, afirmou Zico.

Alencar Santana Braga teve papel de destaque em 2016, sendo único membro a representar os colegas da Bancada na CPI da Máfia da Merenda, que investigou fraudes no fornecimento de alimentos para escolas do Estado.

Também se destacou no fim do ano passado e início deste 2017 por ter lutado contra aumento das tarifas de ônibus em São Paulo.

No momento da posse como novo líder da bancada do PT, Alencar firmou compromisso de trabalhar ao lado de movimentos sociais e sindicais para, junto com Bancada, construir um projeto mais avançado para o Estado de São Paulo.

“Como líder da Bancada, pode ter certeza que vamos defender com muita garra, força e determinação nossas posições e as do PT, dos movimentos e dos segmentos que representamos; a posição do eleitor que confiou seu voto em cada deputado e deputada do PT, para que nesta Assembleia Legislativa façamos oposição, denúncias, para que a gente fiscalize apontando cada falha, cada ilegalidade, apontando os erros das políticas públicas que existem em São Paulo. Este é o desafio, esta é a missão da Bancada do PT”, afirmou Alencar Santana Braga no momento da posse.

Alencar ainda enalteceu o trabalho de liderança realizado pelo deputado José Zico Prado:

“Quero parabenizar o deputado Zico, que deixa a liderança, mas que fez em nome da bancada um trabalho extraordinário, importantíssimo seja para nossa Bancada, seja na Assembleia Legislativa como um todo, para o PT e para outros setores que nos procuram na Casa”.

Trajetória

Alencar Santana Braga é advogado, formado pela Universidade Paulista (Unip), e possui especialização em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional. Começou sua militância política no movimento estudantil, em 1992, quando tinha 16 anos. Filiou-se ao PT em 1998.

Elegeu-se deputado em 2010, com 154.272 votos. Estava então no segundo mandato de vereador em Guarulhos, tendo sido o parlamentar mais jovem do PT eleito em 2004, com 28 anos e 2.882 votos. Em 2008, foi reeleito com 4.541 votos.

No primeiro mandato, foi líder do Governo do prefeito Elói Pietá e presidente das Comissões de Justiça e Redação e de Juventude. Entre seus principais projetos aprovados na Câmara de Guarulhos, estão: utilização de sacolas plásticas biodegradáveis ou reutilizáveis no comércio; criação do Programa Cine Popular; criação do Conselho Municipal de Inclusão Digital e Conselhos Gestores de Telecentros; criação da Semana Municipal de Juventude e do Festival Cultural Estudantil; criação do Circuito Guarulhense de Skate; e instituição do Dia Municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais.

De janeiro de 2009 a abril de 2010, foi secretário de Governo do prefeito Sebastião Almeida. É líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.